Laboratórios públicos de todo país podem fazer exames para Coronavírus

A partir de agora, os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) dos 26 estados e do Distrito Federal estão capacitados para realizar exames para o coronavírus como parte do esforço de enfrentamento à doença.

Laboratórios | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de agora, os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) dos 26 estados e do Distrito Federal estão capacitados para realizar exames para o coronavírus como parte do esforço de enfrentamento à doença. A medida é importante porque descentraliza o diagnóstico do coronavírus para todo o país. Com isso, o Ministério da Saúde cumpre o plano de trabalho para aumentar a capilaridade de diagnósticos para além dos laboratórios de referência, que hoje são a Fiocruz, no Rio de Janeiro, o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, e o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. As capacitações começaram a ser realizadas em fevereiro deste ano, e foram finalizadas na última quarta-feira (18). De acordo com o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, com essa medida será possível oferecer resultados mais eficientes e precisos. 

“Vamos reforçar, automatizar a rede nacional de laboratórios pública. Vamos ampliar a nossa capacidade de diagnóstico. Vamos oferecer à população um serviço que ela tenha em sua mão do momento que eu colho alguma coisa dela, o resultado na mão dela. Ela [a população] tem o direito de ter isso”.

Os testes estão sendo produzidos com prioridade pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A produção é semanal e a distribuição também é feita toda semana com envios aos estados. Atualmente são produzidos entre 3,5 mil a 4 mil testes a cada três dias e essa produção está sendo escalonada para aumentar a capacidade de fabricação. (Fonte: Repórter Janary Bastos Damacena)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES