Lacen Piauí já realizou 89 mil testes para detectar o coronavírus

A capacidade do laboratório é de mil exames por dia, o que possibilita a entrega dos resultados em até 48 horas.

Lacen | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen- PI), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou desde março 89 mil testes para detectar o novo coronavírus.

“Desde o começo da pandemia o laboratório vem desempenhando um papel fundamental no diagnóstico da Covid-19, o que ajuda no tratamento precoce da doença”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Na unidade são realizados os testes de RT-PCR, que tem como objetivo diagnosticar a doença por meio da detecção do material genético do novo coronavírus na amostra examinada.

Lacen - Foto: Divulgação/Sesapi

“A análise de biologia molecular é considerada padrão ouro por identificar a presença do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, em amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta) dos casos suspeitos. Assim que chegam ao laboratório, essas amostras passam por diferentes estágios de preparação e extração do material genético das moléculas (RNA) até chegar a etapa final do processo” explica a diretora do Lacen-PI, Waterlene de Carvalho.

A capacidade do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí é de mil exames por dia, o que possibilita a entrega dos resultados em até 48 horas. Nas últimas semanas o sistema que alimenta esses exames teve um problema que acabou atrasando as entregas, porém já está tudo solucionado.

“Tivemos um problema no sistema do site, que é administrado pelo Ministério da Saúde, mas já colocamos todos em dia. Nosso intuito é dobrar esse número de exames realizados, fazendo com que mais pessoas recebam o diagnostico em tempo hábil”, ressalta a diretora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES