Lacen renova estoque de insumos e reforça atendimentos no Piauí

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Laboratório Central do Piauí (Lacen) passou a ter uma demanda excessiva de exames.

| Robson Valverde/Secom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Laboratório Central do Piauí (Lacen) passou a ter uma demanda excessiva de exames e, com isso, alguns insumos fornecidos pelo Ministério da Saúde se esgotaram, o que suspendeu as atividades do local por algumas horas, mas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) buscou fornecedores fora do estado para suprir a necessidade e retomar os serviços.

“Durante este período, nós estamos enfrentando muitas dificuldades, mas buscamos ser transparentes ao dialogar com todos. O Ministério da Saúde teve dificuldade para adquirir componentes que são enviados para o Lacen. Nós tivemos que fazer uma compra desses insumos, que já chegaram aos Piauí”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Após a chegada do material, o Lacen renovou seu estoque, reforçou suas atividades e, assim, retomou a realização de exames para detectar o novo coronavírus. A unidade funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. “Nós tivemos uma dificuldade operacional em nosso laboratório pela falta desses insumos, mas isso se deve também à grande quantidade de exames que o Lacen vem fazendo, em turnos ininterruptos. É um aumento substancial nunca visto antes, mas esta dificuldade foi temporária e já foi solucionada”, ressalta o gestor.

O Lacen conseguiu expandir a sua capacidade de produção e tem processado as amostras dos exames para detecção da Covid-19 atendendo a todos os hospitais, centros de triagem e unidades de saúde. “Nosso laboratório reafirma as condições e a determinação de continuar atendendo a todos com profissionalismo e muito compromisso”, finalizou Florentino Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES