Um trecho da BR-402, no litoral do Piauí, corre risco de romper com a elevação do nível das águas da lagoa do Portinho. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), devido às chuvas na região de Parnaíba, as águas da lagoa do Portinho invadiram o leito carroçavel em ambos os sentidos na altura do km 39 da rodovia, no povoado Carpina, nesta segunda-feira (09). 

Trecho da BR-402, no litoral do Piauí | FOTO: DivulgaçãoTrecho da BR-402, no litoral do Piauí | FOTO: Divulgação

A PRF informou que sinalizou a pista com cones, mas ainda não precisou ser interditado. "Trânsito fluindo normalmente, apenas com necessidade de passar devagar, está na faixa de 30 cm de água.", informou a PRF.    

Previsão de mais chuvas na região

As chuvas continuam se concentrando ao Norte do Piauí. Segundo a Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar),a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) conjugada com a termodinâmica ainda induz chuvas no norte do Piauí, porém, de forma isolada e de fraca intensidade. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de perigo por causa de chuvas intensas na região. O alerta laranja, que prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), engloba 27 municípios. Batalha, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Luzilândia e Piracuruca estão na lista. 

O outro alerta, amarelo (Perigo Potencial), inclui municípios localizados na região centro-norte do Piauí, como Teresina, Barras e Campo Maior.