Lançado algodão super produtivo e resistente à pragas

Com alta produtividade à resistência às principais doenças o novo algodão tem tudo para conquistar o mercado e agradar os brasileiros

Algodão lançado é mais resistente às pragas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O algodão é a fibra têxtil natural mais importante do mundo. Além da produção de fibras, do cultivo do algodoeiro também são explorados o óleo e a torta, usada na alimentação de animais ruminantes. No Brasil, desde o início dos anos 1990, a principal área de cultivo de algodão está localizada no bioma cerrado.  

Agora a Embrapa Algodão, que fica em Campina Grande, na Paraíba, acaba de lançar a mais nova cultivar de algodoeiro transgênico, a BRS 500 B2RF, que alia alta produtividade à resistência às principais doenças, com destaque para a mancha de ramulária e o nematoide-das-galhas, dois sérios problemas enfrentados hoje pelos agricultores de algodão.

A cultivar foi desenvolvida com adaptação ao ambiente dos cerrados, para atender as demandas atuais do setor produtivo por cultivares com elevado potencial produtivo de fibra aliada a resistência às principais adversidades que afetam a cultura, dentre as quais a mancha de ramulária, doença causada pelo fungo Mycosphaerella areola, que demanda diversas aplicações de fungicidas por safra e o nematoide das galhas, Meloidogyne incognita, que é uma ameaça crescente em regiões de cultivo de algodão e de difícil controle. A praga parasita as raízes de diversas culturas e no algodoeiro compromete a produtividade da pluma em até 40%. O melhor método de controle dos nematoides é o uso de culturas e cultivares resistentes ou tolerantes.

Variedade é mais resistente na lavoura/Divulgação

“Além da alta resistência a mancha de ramulária e tolerância ao nematoide das galhas, a cultivar também possui eventos biotecnológicos (transgênicos) para auxiliar no manejo de plantas invasoras e controle de insetos e pragas. A resistência transgênica a insetos protege a planta contra diversas espécies de lagartas, enquanto que a tolerância ao glifosato permite o uso do herbicida em área total, matando as ervas invasoras sem comprometer o algodão”, afirma Nelson Suassuna, pesquisador responsável pela obtenção da cultivar, em entrevista ao Jornal Meio Norte.

Uma alternativa para o manejo desses problemas, a BRS 500 B2RF, é indicada para cultivo na região do Cerrado, onde a ocorrência da mancha de ramulária é prevalente, ou em áreas com incidência de nematoide-das-galhas. Levantamentos recentes realizados nos dois principais estados produtores de algodão detectaram infestação com esse nematoide em 25 % das áreas amostradas no Mato Grosso e em 37 % na Bahia.  “Em 27 ensaios conduzidos em ambiente do Cerrado nas safras 2017/2018 e 2018/2019 a cultivar BRS 500 B2RF teve severidade mínima de mancha de ramulária, demonstrando estabilidade dessa característica”, acrescenta o pesquisador.

 Redução dos custos de produção e ganho ambiental

Nelson Suassuna explica que o fato de não demandar aplicações de fungicidas para o controle da mancha de ramulária implica redução dos custos de produção e representa um ganho ambiental.

“Não raro, são realizadas oito aplicações de fungicidas por safra para controle da doença em cultivares suscetíveis, com um custo superior a R$ 100 por aplicação por hectare. Considerando a área nacional cultivada com algodoeiro, a adoção dessa tecnologia pode trazer ganhos substanciais”, afirma. “A resistência parcial ao nematoide-das-galhas também dá segurança ao produtor em áreas infestadas, evitando perdas associadas a esse patógeno”, acrescenta.

Associada à resistência múltipla a doenças, a cultivar ainda apresenta bom desempenho agronômico. A produtividade média obtida em 27 locais foi de 5.667 quilos por hectare de algodão em caroço e de 2.579 quilos por hectare de fibra. Na última safra, a produtividade média do algodão em caroço no Cerrado foi de 4.287 kg/ha e de 1.802,11 kg/ha de fibra, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

A BRS 500 B2RF possui ainda qualidade de fibra desejável para a indústria têxtil, com valores médios de comprimento da fibra de 30,4 mm (fibra média); índice micronaire de 4,6 e resistência da fibra de 30,8 gf.tex-1.

Resultados são destacados por pesquisador/Divulgação

Pesquisa levou mais de 10 anos para ser concluída

Foi necessária mais de uma década de pesquisas para combinar todas essas características em um único material. O pesquisador Camilo Morello, líder da equipe de melhoramento do algodoeiro da Embrapa, lembra que em 2004 tiveram início os estudos de identificação das fontes de resistência à mancha de ramulária e a nematoides.

A partir dessas fontes, foi obtida a cultivar convencional resistente BRS 372, em 2014, doadora de resistência completa à mancha de ramulária e resistência parcial ao nematoide-das-galhas para a cultivar BRS 500 B2RF.

“Foram anos intensos de pesquisa para encontrar fontes de resistência, entender a herança da resistência e desenvolver marcadores moleculares para auxiliar no processo de seleção. Por fim, foram introduzidas as tecnologias transgênicas para auxiliar no manejo de plantas invasoras e insetos-praga, Roundup Ready Flex(RF) e Bollgard II (B2), respectivamente, com a geração de populações, seleção de plantas e progênies, teste de linhagens em diferentes ambientes, até chegarmos à cultivar”, relata Morello.

Cultivar estará disponível na próxima safra

A BRS 500 B2RF estará disponível aos produtores na próxima safra, de acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, João Henrique Zonta.

A empresa licenciada para comercialização das sementes está realizando ações de divulgação da cultivar.

“Este ano devemos colher cerca de nove toneladas de sementes genéticas, o que viabilizará a produção de sementes básicas para atendimento ao mercado a partir da próxima safra”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES