Lançado aplicativo contra bullying nas escolas do Piauí

Seduc lançou o aplicativo “Juntos Numa Boa”, que pretende reduzir o número de casos de bullying e violência dentro do ambiente escolar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um canal de monitoramento para a prevenção de bullying e violência nas escolas públicas da rede estadual de ensino. Este é o objetivo do aplicativo Juntos Numa Boa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a equipe de tecnologia do MobiEduca.Me, que mensura dados e desempenhos dos estudantes nas escolas públicas do Piauí.

O aplicativo foi lançado na segunda-feira (08), data escolhida em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência na escola, celebrado no dia 07 de abril. Na ocasião, o Liceu Piauiense promoveu, juntamente com a Seduc, uma palestra para conscientizar e realizar de ações preventivas contra o bullying e as violências nas escolas. 

Crédito: José Alves Filho

Flávia Gomes, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio da Educação e Cidadania do Ministério Público do Estado do Piauí, garante e especifica a função do aplicativo que a Secretaria de Educação está lançando, que age tanto na forma de prevenção e conscientização, como também de identificação dos casos de bullying da rede estadual de ensino, promovendo a cultura de paz. 

O aplicativo, que funciona como uma central de monitoramento, indica os casos de violência e bullying dentro da rede estadual de ensino e promove uma ajuda direta para as vítimas. “O 'Juntos Numa Boa' é um aplicativo aberto e toda comunidade pode participar, pais, vizinhos, escolas, professores e alunos onde todos podem informar qualquer caso de violência que aconteça dentro do ambiente escolar e no entorno da escola", explicou Antônio César, representante do MobiEduca.Me.

Segundo Antônio César, outras escolas já receberam a visita da equipe do MobiEduca.Me para a implantação da ferramenta digital.

Para Samara Santiago, diretora do Liceu Piauiense, falar sobre o assunto possibilita agir preventivamente, no combate à violência. Ela também destaca o reconhecimento, por parte de pais e alunos sobre formas de agir que prejudicam os outros. “É uma palestra que esclarece, que orienta e, acima de tudo, que tem ações preventivas contra atitudes de bullying. A Seduc vem, desde o ano passado, fazendo ações preventivas contra o bullying, e este ano, a gente vai renovar essa ação através do MobiEduca.Me, a partir do aplicativo ‘Juntos Numa Boa’, que possibilita uma comunicação direta com a família e também viabiliza essa ação de prevenção”, avaliou.

Crédito: José Alves Filho

O fortalecimento de ações para a melhoria no ambiente escolar possibilita que a aluna Isabel Maria, do 2º ano do Ensino Médio, tenha o devido apoio em um lugar de crescimento. “O que a gente precisa é de apoio. Muitos desenvolvem problemas de autoestima, por questão de não se sentirem bem com sua aparência. Eu já sofri bullying por causa do meu cabelo”.

A aluna de 15 anos completa que o seu jeito de lidar com a situação é não se importar com o que outras pessoas comentam, mas deixa claro a importância do reconhecimento, por parte de quem emite comentários maldosos, para que elas se conscientizem que é um tipo atitude que pode machucar e prejudicar muitas pessoas. 

O secretário de Educação da Seduc, Ellen Gera, fala que o projeto está dentro do planejamento estratégico que leva a reflexão para tornar a escola um ambiente acolhedor, inclusivo e seguro. “O aplicativo ‘Juntos Numa Boa’ é mais uma ação da secretaria olhando pra esses espaços que a gente quer que prevaleça o ensino e aprendizagem com toda tranquilidade para nossa comunidade escolar”, afirma. 

Segundo o secretário, o aplicativo se destina a orientar sobre o que é o bullying e encaminhar as devidas providências com base em denúncias e identificações precisas do problema. O aplicativo já pode ser baixado e está disponível no Google Play. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES