Lançado Prêmio ODM Brasil no Piauí

Lançado Prêmio ODM Brasil no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Pr?mio ODM Brasil (Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio) foi lan?ado na manh? desta sexta-feira, 05, no cine teatro da Assembl?ia Legislativa, com a presen?a de representantes da ONU, do assessor da Secretaria Geral da Presid?ncia da Rep?blica,Geraldo Magela; do governador Wellington Dias, entidades parceiras como a Caixa Econ?mica Federal e Banco do Brasil e munic?pios. Podem participar os munic?pios, universidades, ONGs, funda?es e entidades empresariais. Os interessados em participar do Pr?mio podem se inscrever at? dia 31 de outubro.

O governador Wellington Dias fez um apelo aos munic?pios e sociedade civil para que colabore com a premia??o. ?A maior premia??o que podemos alcan?ar ? atingir as oito metas do Mil?nio tra?adas pela ONU?, disse o governador, que fez abertura do evento antes de viajar para o Encontro dos Governadores do Nordeste, que acontece nesta sexta-feira, em S?o Lu?s (MA).

A inscri??o poder? ser feita pelo site www.odmbrasil.org.br ou pelo correio atrav?s do endere?o: Escola Nacional de Administra??o P?blica (ENAP) ? SAIS ? ?rea 02-A ? 70610-900, Bras?lia-DF. O pr?mio ? uma iniciativa do Governo Federal com o apoio da Caixa Econ?mica, Banco do Brasil e Petrobras.

A representante do Programa das Na?es Unidas (ONU), Aline Briseno, fez a apresenta??o do Pr?mio ODM Brasil e esclareceu d?vidas ao lado do secret?rio-geral da Presid?ncia, Geraldo Magela. ?Esses objetivos n?o se concretizam, se n?o se transformarem em a?es concretas nas comunidades?, alerta Briseno, destacando que essa ? uma iniciativa do Penud, que se soma a tantas outras como o pacto pela meloria da qualidade de vida das crian?as e adolescentes atrav?s do Selo Unicef, que envolve os munic?pios do semi-?rido piauiense.

Os objetivos do Mil?nio tra?ados pela ONU s?o: Acabar com a fome e a mis?ria; educa??o b?sica de qualidade para todos; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a sa?de das gestantes; combater a aids, a mal?ria e outras doen?as; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; igualdade entre sexos e valoriza??o da mulher e todos trabalhando pelo desenvolvimento. Esses objetivos do Mil?nio foram tra?ados em 2000, quando l?deres de 191 na?es oficializaram um pacto para tornar o mundo mais justo e solid?rio at? 2015.

Entre os crit?rios para participar da premia??o est? a entidade ter no m?nimo 12 meses de exist?ncia, que a entidade civil respons?vel pelo trabalho tenha no m?nimo dois anos de exist?ncia e que a entidade n?o tenha nenhuma pr?tica atentat?ria contra qualquer um dos objetivos que est?o sendo propostos.

Entre os ?rg?os parceiros apoiadores est?o a Caixa (CEF), Banco do Brasil e Petrobras. ?A Caixa n?o poderia deixar de apoiar um pr?mio que visa d? visibilidade a pr?ticas de institui?es em prol do desenvolvimento do mil?nio?, disse o superintendente da Caixa, Herbert Buenos Aires. Para o superintendente do Banco do Brasil, Vivi Reis, o Banco do Brasil tem diversas a?es de incentivar os objetivos do mil?nio. ?Essas a?es s?o erradica??o do analfabetismo, acessibilidade, igualdade entre homens e mulheres?, explica.

O Brasil ? o ?nico pa?s signat?rio das metas do Mil?nio que criou uma premia??o com o objetivo de incentivar e reconhecer a?es que visam atingir os oito objetivos. ?Em mar?o, as institui?es premiadas v?o receber um trof?u das m?os do presidente Lula?, disse Geraldo Magela.

Na ocasi?o, o deputado Jo?o de Deus, representando a Assembl?ia Legislativa, frisou a import?ncia do envolvimento dos munic?pios. ?Vamos assumir o compromisso de trabalhar pelas metas do Mil?nio e somar esfor?os com os governos Federal e Estadual?, disse o prefeito de Manuel Em?dio, Jos? Madeiros. O coordenador de Direitos Humanos do Estado, Alci Marcos, anunciou a cria??o de um comit? estadual para divulgar o ODM Brasil 2008.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES