Latifundiários comandam frente contra “direitos” de indígenas e quilombolas

Uma das principais atividades do grupo é dificultar a demarcação de terras para estes povos.

latifundiários | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos documentos oficiais da Frente Parlamentar da Agropecuária, o grupo que trata de questão fundiária é chamado de Comissão de Direito à Propriedade. Internamente, no Instituto Pensar Agro (IPA), no entanto, a comissão tem um nome mais específico: Direito à Propriedade e Minorias. O instituto é formado por 48 associações ligadas direta ou indiretamente ao agronegócio. Algumas delas ficam à frente de comissões temáticas. No caso da de Direito à Terra e Minorias, a coordenação é da Aprosoja.

A entidade informou, por meio de sua assessoria, que não comentaria o assunto. O nome privado da comissão torna mais evidente quem são os alvos da atuação dos ruralistas: os povos indígenas e tradicionais, como os quilombolas. Uma das principais atividades do grupo é dificultar a demarcação de terras para estes povos.

Instituto é formado por 48 associações ligadas direta  ou indiretamente ao agronegócio - Foto: Reprodução

Em lados opostos, os dois polos estiveram frente a frente em setembro, em Brasília. Os indígenas estavam acampados para lutar contra o marco temporal, que pode dificultar a demarcação de terras e está sob análise do STF (Supremo Tribunal Federal). Já os setores do agronegócio, apoiados por caminhoneiros, tomaram a Esplanada dos Ministérios em 6 de setembro para participar, na manhã seguinte, dos atos antidemocráticos e em defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Um dos principais alvos desse grupo era justamente o STF. 

Não por acaso, a Aprosoja Brasil e seu presidente, Antonio Galvan, são investigados pelo Supremo como supostos financiadores dos atos. A entidade também se envolveu no julgamento na Corte, com posição contrária aos direitos dos indígenas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES