Lavadores da Avenida Maranhão ignoram segurança do trabalho

Falta a utilização de equipamentos de segurança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eletricidade e água são dois elementos que não terminam bem juntos. Mas os lavadores de carros da Avenida Maranhão parecem não se dar conta disso. O grupo que já possui mais de 270 cadastrados junto à Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) quer garantir o direito de continuar trabalhando, mas não fazem uso de equipamentos de segurança.

“Os lavadores de carros estão expostos a diversos riscos de acidentes. Desde a utilização de máquinas carentes de dispositivos de segurança para o devido manuseio à falta de isolamento e aterramento da fiação, o que pode causar choque elétrico. Também existem riscos biológicos e químicos, que podem envolver água contaminada e inalação de substâncias químicas que eles mesmos utilizam para a limpeza de automóveis”, afirma Renayra Sá, técnica em Segurança do Trabalho.

Falta a utilização de equipamentos de segurança. “Os equipamentos de proteção que devem ser utilizados são: máscara, protetor auricular, bota, avental e luvas. Também devem ser tomadas medidas de segurança no ambiente, onde deverão ser feitos manutenção periódica das máquinas e isolamento de fios elétricos, além da sinalização da área para evitar atropelamentos”, complementa Renayra.

Para a técnica, os lavadores contam apenas com a sorte. “A maioria dos trabalhadores ignora as medidas de segurança por achar que pela experiência com aquele tipo de função nada irá acontecer. Mas é importante destacar que este conjunto de medidas preventivas que preservam a saúde e a integridade física do trabalhador, surge justamente pelo alto índice de acidentes de trabalho”, enfatiza.

Para Deysiane Larissa, de 21 anos, a PMT que deve tomar atitude. “Uso aspirador e a bomba para puxar água. Eu não tenho medo de levar choque porque já me acostumei. Era bom um equipamento de segurança, mas eles querem é tirar a gente daqui. Eles acham que polui muito, mas a prefeitura devia limpar e não vêm. Eles começam as coisas e nunca terminam”, afirma.

Por outro lado, a PMT nega que vá retirá-los do espaço. A Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) garante que não há nenhuma ação judicial para remover os lavadores de carros, mas sim medidas que contribuem para a redução da poluição na região. Essas medidas são a utilização de produtos biodegradáveis e o correto descarte de resíduos sólidos dos veículos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES