Lei aprovada pela Alepi beneficia gestantes na PM e Corpo de Bombeiros

A Lei nº 7.350/2020 permite o uso de uniformes próprios e garante a lotação em atividades administrativas

Lei aprovada pela Alepi beneficia gestantes na PM e Corpo de Bombeiros | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada em janeiro de 2020, a Lei nº 7.350 garante, desde então, que militares gestantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar possam usar uniformes regulamentares próprios e que as mesmas sejam lotadas em atividades administrativas. Originada a partir de um projeto do deputado Coronel Carlos Augusto (MDB), a norma também dispõe que a gestante está desobrigada de realizar o Teste de Aptidão Física (TAF) e Educação Física Militar, mediante apresentação de atestado médico.

Enfermeira do Hospital da Polícia Militar (HPM), a cabo Calina Bispo está grávida de seis meses e conta como tem sido o tratamento desde que informou a gravidez. "A diretoria do hospital e a gerência de enfermagem me acolheram de uma maneira atenciosa. Passei quatro meses afastada por conta da lei da pandemia, depois retomei minhas atividades. Fui remanejada de setor e hoje exerço a função de enfermeira na revisão de prontuários, já que a assistência de fato demandava mais esforços físicos", afirma.

Lei aprovada pela Alepi beneficia gestantes na PM e Corpo de Bombeiros - Foto: Divulgação/Alepi

Calina Bispo destaca que o principal benefício é a segurança. "Nós, militares, somos identificados visualmente através da farda, e a partir do momento que a vestimos já estamos em serviço, independente de exercermos uma função administrativa ou operacional. Diante de qualquer eventualidade, um militar identificado se sente obrigado a intervir. Hoje, gestante, eu vejo essa lei como uma maneira de nos resguardar e contribuir com essa eventualidade de maneira indireta, comunicando o fato ao Copom, por exemplo. Além disso, é uma fase de muitas mudanças no corpo e no psicológico da mulher. O fato de podermos usar o que nos faz sentir bem e confortáveis, ajuda no processo de aceitação e valorização da nossa gestação", explica.

O deputado Carlos Augusto comemora os resultados da lei após dois anos da sanção. "Estamos nos aproximando do Dia das Mães e é importante lembrar iniciativas concretas, que efetivamente protegem e valorizam as mulheres durante a gestação. Fico feliz de saber que a nossa lei tem proporcionado uma gestação mais tranquila e segura a essas militares e seus bebês", ressalta o parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES