Lei de incentivo à cultura foi aplicada em 57% dos municípios do Piauí

No Piauí, os recursos da Lei Aldir Blcanc foram distribuídos principalmente no lançamento de editais públicos, em 64% dos 128 municípios contemplados

Lei de incentivo à cultura foi aplicada em 57% dos municípios do Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cultura foi uma área intensamente afetada pela pandemia da COVID-19, deflagrada em 2020. Com a suspensão das atividades presenciais coletivas, a resposta do poder público a essa crise instaurada no meio cultural foi a promulgação da Lei Aldir Blanc, em 2021. Com o objetivo de realizar ações que minimizassem os efeitos econômicos e sociais da pandemia sobre os trabalhadores do setor cultural, foram disponibilizados cerca de R$ 3 bilhões para os poderes executivos municipais e estaduais. 

No Piauí, a referida lei foi aplicada em 57,1% dos municípios e, em nível nacional, 61,1% dos municípios do país realizaram a aplicação dos recursos previstos, a maioria deles concentrados na região nordeste (71,3%), seguida da Região Sul (61,2%). São informações obtidas pela Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC 2021 do IBGE.

Parte desse valor foi destinado para a promoção de uma renda emergencial aos trabalhadores do setor e a partir de critérios estabelecidos na própria lei e regulamentados pelo Decreto nº 10.464, de 17 de agosto de 2020. Outra parte desse recurso foi destinada a conceder subsídio mensal para a manutenção de espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social. O restante dessa verba estava voltado à realização de ações culturais, podendo ser utilizado conforme a necessidade dos estados e municípios.

Lei de incentivo à cultura foi aplicada em 57% dos municípios do Piauí - Imagem: Reprodução

No Piauí, os recursos da Lei Aldir Blcanc foram distribuídos principalmente no lançamento de editais públicos, em 64% dos 128 municípios contemplados. Além dos editais, os recursos foram usados também para chamadas públicas (47,6%), premiações (46%), subsídio mensal na manutenção de espaços artísticos e culturais (35,1%), aquisições de bens e serviços (18%) e outros instrumentos permitidos pela lei (21,8%).

As atividades culturais mais beneficiadas no Piauí foram: musicais em 113 municípios, bandas em 91 cidades, artesanato em 84 localidades, danças e manifestações tradicionalmente populares em 75 e 71 municípios, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES