SEÇÕES

Lei diz que assistência terá que emprestar celular enquanto conserta

Naturalmente que a lei só vale para aparelhos ainda dentro da garantia.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos grandes terrores da vida cotidiana é o momento em que aquele smartphone subitamente para de funcionar. E o medo não se restringe ao valor do aparelho, mas também à hipótese de ficar, mesmo que alguns instantes, desconectado e sem acesso ao mundo virtual. Uma nova lei, aprovada recentemente no Senado, determinou que as assistências técnicas devem obrigatoriamente emprestar um aparelho reserva enquanto o smartphone com defeito estiver sendo reparado.

Naturalmente que a lei só vale para aparelhos ainda dentro da garantia, e para serviços realizados em assistências técnicas autorizadas. Inicialmente o projeto de lei previa que o aparelho reserva deveria somente realizar e receber ligações, mas foi incluída no Senado a obrigatoriedade de que o smartphone emprestado ofereça conexão à internet – utilizando o plano de dados do consumidor. Basta o que se apresente o aparelho defeituoso dentro da garantia para que um outro aparelho seja disponibilizado.

De acordo com o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), que presidiu a sessão que aprovou a lei, a conquista é importante para o consumidor brasileiro, visto que o celular já é essencialmente uma ferramenta de trabalho. O projeto agora será encaminhado para a Câmara e, sendo confirmado, bastará uma sanção presidencial para que a alteração no Código de Defesa do Consumidor se torne efetiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos