Lei proíbe a comercialização de brinquedos com bórax no Piauí

Venda de brinquedos e acessórios infantis com algumas substâncias tóxicas está proibida no estado

Lei proíbe a comercialização de brinquedos com bórax no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está proibida, no Piauí, a comercialização de brinquedos e acessórios infantis que contenham ácido bórico, borato de sódio, tetraborato de sódio ou bórax, sem a certificação do órgão ou entidade federal competente. A proibição passou a valer a partir da publicação da Lei nº 7.738/22, de autoria da deputada Teresa Britto (PV), aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa do Piauí e sancionada pelo Governo do Estado.

Teresa  Britto explica que geralmente essas substâncias são encontradas em massas de modelar, gelecas, geléias e ceras, e que o problema ganhou notoriedade com a popularização da "slime", espécie de meleca caseira. A preocupação da deputada surgiu a partir do alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre a utilização dessas substâncias por crianças e adolescentes, que pode provocar efeitos tóxicos para a saúde, seja por inalação, ingestão ou pelo simples contato.  

Lei proíbe a comercialização de brinquedos com bórax no Piauí - Foto: Reprodução

"A geleca ou amoeba até pode ser comprada pronta nas lojas, pois possui selos da Anvisa e de órgãos de controle e de certificação. No entanto, no mercado informal, é o maior perigo, pois são produtos manuseados pelas crianças sem os cuidados necessários. Embora seja aparentemente inofensiva, algumas substâncias podem ser extremamente prejudiciais à saúde", ressalta Teresa Britto.

O estabelecimento que descumprir a lei estará sujeito à apreensão do produto, advertência e multa de até R$ 50 mil, dependendo do porte do empreendimento e das circunstâncias da infração. Legislação semelhante foi aprovada ou está sendo discutida por outros estados, como Pernambuco, Rondônia, Mato Grosso, Bahia e São Paulo.

RECICLAGEM - A deputada Teresa Britto também é autora da Lei nº 7.754/22, recém-sancionada, que obriga distribuidoras e vendedoras de equipamentos de informática instaladas no Piauí a criarem e executarem programas de recolhimento e reciclagem. A lei também disciplina o descarte adequado desses equipamentos, a fim de diminuir o impacto ambiental, agravado pela constante substituição desses itens, em razão do desenvolvimento de novas tecnologias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES