Lei que visa incentivar turismo religioso no Piauí é sancionada

Proposta pela deputada Teresa Britto (PV), a lei nº 7.733/22 determina a divulgação do turismo religioso em todos os tipos de mídia

Lei que visa incentivar turismo religioso no Piauí é sancionada | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Às vésperas da Semana Santa, o Governo do Estado sancionou lei aprovada pela Assembleia Legislativa, a fim de instituir a Campanha Estadual de Incentivo ao Turismo Religioso. Proposta pela deputada Teresa Britto (PV), a lei nº 7.733/22 determina a divulgação do turismo religioso em todos os tipos de mídia, visando inserir o Piauí nos roteiros turísticos nacionais e internacionais, bem como a promoção de eventos voltados para a discussão e o aperfeiçoamento das ações turísticas piauienses. 

A lei torna obrigatória a implantação de sinalização turística de caráter informativo e educativo; a preservação da identidade cultural das comunidades e populações tradicionais eventualmente afetadas pela atividade turística religiosa; e a criação, consolidação e difusão dos produtos e destinos turísticos religiosos. A lei determina, ainda, que o Estado estabeleça padrões e normas de qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços por parte dos operadores, empreendimentos e equipamentos turísticos.

Lei que visa incentivar turismo religioso no Piauí é sancionada - Foto: Divulgação/Alepi

Teresa Britto enfatiza a importância de conscientizar a população sobre o valor do turismo para o desenvolvimento social e econômico

"O turismo religioso é um segmento de mercado do turismo, que compreende peregrinações, romarias, visitas locais, festas e espetáculos de cunho sagrado. Todos os anos, milhões de pessoas em todo o mundo vão em busca de locais sagrados ou importantes para as religiões que seguem", afirma. A parlamentar chama atenção para destinos piauienses, como Santa Cruz dos Milagres, Oeiras, Floriano e Teresina. 

"Romeiros de todo o Brasil visitam Santa Cruz dos Milagres, o terceiro maior local de romaria da região Nordeste e o único santuário do Piauí reconhecido pelo Vaticano. Oeiras se destaca por eventos que são tradições seculares, como as procissões do Fogaréu e dos Passos e a Festa do Divino Espírito Santo, além de patrimônios religiosos, como a Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, o Museu de Arte Sacra e o Morro da Cruz", frisa.

Outras referências citadas pela parlamentar são a Igreja São Benedito, em Teresina, e a Paixão de Cristo de Floriano, encenada na segunda maior cidade cenográfica do Nordeste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES