Leitos de UTI neonatal não sairão da Maternidade, garante Sesapi

A garantia foi dada pelo secretário de Saúde Florentino Neto

Em reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES-PI), realizada nesta quarta-feira (20), o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, declarou que, por parte do Governo do Estado, está encerrada a discussão de transferir os leitos de UTI neonatal da Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA) para a Maternidade Evangelina Rosa.

A decisão foi tomada após ampla rejeição dos órgãos de controle social ligados à saúde, a exemplo do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 14), que se manifestou contrário ao fechamento dos leitos na CIAMCA.

Segundo o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, a mudança traria prejuízos para a saúde dos pacientes e ainda mais dificuldades no atendimento materno-infantil.


“Esse era um projeto totalmente irresponsável, no sentido de que não houve uma discussão com os órgãos de controle e com a sociedade, além de não ter havido um estudo apropriado dos impactos. Teríamos sérios pontos a serem manejados, como o transporte desses recém-nascidos e a incapacidade estrutural da Maternidade Evangelina para receber novos leitos”, afirma Marcelino Martins.

Também estiveram presentes na reunião o promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes e representantes de órgãos de controle municipal e estadual.

Fonte: Portal MN
logomarca do portal meionorte..com