Lendas piauienses serão contadas em programa especial na Rede MN

Dez lendas piauienses serão apresentadas no próximo dia 28 de fevereiro, na Rede Meio Norte, misturando encenação, contação, música e dança.

Preparação para o programa especial | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo dia 28 de fevereiro, às 12h30, pela Rede Meio Norte, acontece uma exibição especial. Passeata de Marmotas é um projeto que irá valorizar as lendas e o folclore piauienses. Essa primeira exibição trará dez lendas. Depois a ideia é transformar a iniciativa em um quadro no programa Teleleco, em 10 episódios bem divertidos a cada domingo.

O projeto surgiu a partir de uma iniciativa do apresentador e ator, Fábio Costa, e do músico e seu amigo Osnir Veríssimo. “Em 2010, eu e o Osnir Veríssimo, pegamos um livro do Fontes Ibiapina, Passarela de Marmotas, um dos maiores levantamentos das lendas do Piauí. Escolhemos dez lendas do livro e, a partir dos textos, fizemos as letras das músicas. O Osnir musicou e fizemos o CD, Passeata de Marmotas. Foram mil CD´s. E agora com a Lei Aldir Blanc - prêmio Maria da Inglaterra resolvi colocar um novo projeto. No CD, eu conto a história da lenda e, em seguida, a gente canta. Agora terá dança e encenação”, diz.

FOTO: Divulgação

E foi a partir do projeto musical que eles resolveram transformar em algo a mais que fosse levado para a televisão. Música, dança, encenação, contação. Passeata de Marmotas terá tudo isso e muito mais. Sempre valorizando o lado lúdico e divertido das crianças. Um grupo de bailarinos com a coreografia de Joana D´arc e figurinos de Wilson Costa estão sendo ensaiados e preparados para o programa especial.

O projeto da Passeata das Marmotas foi contemplado pela Lei Aldir Blanc - Prêmio Maria da Inglaterra, SIEC, através da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Piauí, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Além de coreógrafa, Joana D´arc, também é bailarina. São ao todo seis bailarinos que irão se revezar nessa aventura bem divertida. A intenção é trabalhar esse lado lúdico da dança de forma a despertar no imaginário infantil o desejo de interagir com o espetáculo, mesmo a distância. “Pensei na coreografia em como as crianças pudessem recebê-las, com passos, em que, no momento que elas estivessem assistindo pudessem aguçar a curiosidade de começar a repetir fazendo tudo igual aos bailarinos, como eu observo muito em outras coreografias de eventos infantis que a gente tem que trabalhar pensando nas crianças, como elas vão receber tudo que está sendo mostrado. São dez coreografias de dez lendas. Todas eu misturo um pouco de diversão, brincadeira e momento lúdico”, diz a coreógrafa.

Entre as lendas que serão mostradas estão Porca do Dente de Ouro, Barba Ruiva, Morou tá na Boca, Veado Bahião, Num se Pode, Cabeça de Cuia, Haja Pau, Porca Jaú, Pé de Garrafa, Big Loira. Muitos desses nomes que povoam o imaginário popular fazem parte das inúmeras lendas do folclore brasileiro que mostram a riqueza da cultura. E no Piauí, algumas delas são bem características da região, como a lenda do Cabeça de Cuia, que estará entre as que serão encenadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES