Leucoplasia: saiba qual o problema que motivou cirurgia em Lula

Presidente eleito foi submetido a cirurgia para remover a formação que afetava as cordas vocais

Lula fez cirurgia para a retirada de uma leucoplasia | Marcelo Camargo Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia para a retirada de uma leucoplasia. E teve alta nesta segunda-feira(22).

O problema estava relacionado à forte rouquidão que ele apresentou nas últimas semanas. De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, local onde o procedimento foi realizado, Lula passa bem e não há presença de um câncer no local.

A leucoplasia segundo otorrinolaringologista Cícero Matsuyama, do Hospital Cema, em São Paulo, explica que "leuco" significa "branco" e "plasia" quer dizer "proliferação de células".

a leucoplasia de Lula é benigna e não está relacionada a um tumor -Marcelo Camargo Agência Brasil

"Ou seja, trata-se de uma proliferação de células brancas em uma determinada região do corpo, principalmente nas mucosas da boca e da garganta", diz.

Os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil também destacam que uma formação dessas pode ser benigna ou maligna — e a biópsia, em que um pedacinho da lesão é retirado e analisado em microscópio, confirma ou descarta a possibilidade de um câncer.

Pelas informações divulgadas pelo Hospital Sírio-Libanês até o momento, a leucoplasia de Lula é benigna e não está relacionada a um tumor.

Diagnóstico e tratamento

Watanabe conta que a suspeita da leucoplasia começa a partir dos sintomas iniciais. "Quando o problema acontece na garganta, o sinal mais frequente é a alteração na voz e a rouquidão", ensina.

Ela sugere que a pessoa procure o médico se o incômodo não passar de jeito nenhum e persistir por mais de 15 dias.

Agora, quando há um histórico de câncer na região — como é o caso de Lula, que teve um tumor diagnosticado ali em 2011 —, o acompanhamento precisa ser mais cuidadoso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES