“Levei um susto ao ver que estava perto de onde caiu o AF 447, da Air France”, relata advogado

Ele descreveu o episódio como “um show de horrores”

Passageiros e membros da tripulação precisaram de atendimento médico | O Povo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Passageiro do voo da TAM que passou por uma forte turbulência na madrugada desta segunda-feira (2), o advogado paulista Fábio de Sá Cesnik, 38, descreveu o episódio como "um show de horrores". "As pessoas gritavam, parecia que a aeronave estava caindo em queda livre", definiu.

Segundo o advogado, sócio de um escritório de advocacia na capital paulista, o susto maior que ele diz ter tomado veio minutos depois dos safanões que deixaram 12 passageiros e três tripulantes feridos na aeronave, segundo a TAM.

Quando a turbulência parou e consegui ligar o monitor para ver onde a gente estava, fiquei muito assustado: vi que era perto de onde caiu o AF 447, da Air France, anos atrás. Só consegui pensar: "Essa área aqui é maldita", desliguei o monitor e tentei ficar calmo", contou.

O modelo da aeronave em que Cesnik viajou, por sinal, era um Airbus --o mesmo tipo usado no voo da companhia francesa, em 2009.

O passageiro chegou no final da manhã a São Paulo.

Leia, abaixo, o relato dele

"Eu já tinha passado por outras turbulências, mas claro que nada tão forte.

A sensação é que a aeronave começa a cair em queda livre. Foram minutos que pareceram horas. Quando as turbulências começaram, vi pessoas voando para o teto e caindo no chão. O avião deu como que uma embicada e o soco na parte de trás foi muito grande.

Um senhor ao meu lado bateu a cabeça ?você via as cabeçadas dos outros passageiros, por essa razão, o teto do avião ficou inteiro quebrado. Várias máscaras caíram, deu uma sensação de Bagdá, de guerra, mesmo.

Muita gente rezava o Pai-Nosso, outros tantos choravam e também tinha passageiros bravos, nervosos com tudo aquilo. Tinha sido uma sensação muito ruim, né?

Mas preciso dizer que o trabalho da tripulação foi muito bom. As comissárias deram um gás para ajudar quem precisava e prestaram um baita serviço ?instalou-se mesmo uma espécie de coalisão de solidariedade entre elas, uma médica e um bombeiro que estavam a bordo. Pois muita gente passava mal.

Essa médica, por exemplo, colocou de volta o ombro deslocado uma passageira que urrava de dor.

Quando a turbulência parou e consegui ligar o monitor para ver onde a gente estava, fiquei muito assustado: vi que estava perto de onde caiu o Air France. Só consegui pensar: "Essa área aqui é maldita", desliguei o monitor e tentei ficar calmo.

Depois dos trancos, o avião entrou novamente em rota e ainda teve mais de uma hora de viagem. O ruim até parar é que muita gente estava passando mal.

Quando a aeronave finalmente aterrissou em Fortaleza, muitos aplaudiram. Já alguns preferiram reclamar porque tinham perdido reuniões. Eu mesmo perdi uma reunião no Rio, mas o que é uma reunião perto disso?

Já em solo, o comandante comentou que o avião tinha condições de chegar a São Paulo, pois não tinha sofrido danos na estrutura. Só que a empresa não autorizou e redirecionou o pouso para Fortaleza.

Esperei apenas 15 minutos para embarcar de volta a São Paulo [a maioria dos passageiros só retornou às 13h50, em novo voo]. Pretendo continuar voando, porque, mesmo de carro, a gente corre risco: de repente você atravessa um semáforo e um louco bate em você.

Mas não quero entrar para a história. Não quero de novo ter a sensação de "dessa a gente não sai".

Voo saiu de Madri

Conforme a Infraero, o voo JJ 8065 partiu de Madri às 23h10 (horário local) com destino a Guarulhos, onde deveria chegar às 4h55. Durante o trajeto, foi informado que a aeronave, um Airbus A330, teria de fazer um pouso técnico, o que ocorreu à 1h43. O modelo é semelhante ao da aeronave do voo AF 447, da Air France, que caiu no oceano Atlântico em junho de 2009 quando ia do Rio de Janeiro a Paris.

Ainda de acordo com a Infraero, a companhia aérea solicitou atendimento médico a passageiros e tripulantes. "O pessoal da própria Infraero fez o primeiro atendimento, e os passageiros que necessitaram de atendimento em hospitais foram encaminhados pelo pessoal do Samu", informou a assessoria de imprensa da Infraero.

Dos passageiros feridos, nove foram encaminhados para o IJF (Instituto José Frota) --maior posto público de saúde de atendimento de emergência de Fortaleza. Outros passageiros foram levados para hospitais particulares, segundo informou a Infraero.

O IJF informou que sete pacientes que precisaram ser internados já foram liberados, e que dois seguem internados --a colombiana Tatiana Indira Velandia e a peruana Graciela Anadeia Aguiar Di Carlier.

Tanto a colombiana quanto a peruana sofreram trauma cervical e fizeram raio-x e tomografia durante a manhã. O hospital informou que elas estão conscientes e que o quadro de ambas é considerado estável.

Em nota, a TAM confirmou que o pouso ocorreu por conta de "uma turbulência que provocou ferimentos em alguns passageiros e tripulantes." A empresa não informou o número de passageiros e tripulantes no voo.

"A aeronave aterrissou em segurança, e os feridos foram encaminhados para atendimento médico. Todos já foram liberados, com exceção de dois passageiros que permaneciam em observação no hospital para exames complementares. A companhia lamenta o ocorrido e está prestando a assistência necessária a seus passageiros e funcionários", informou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES