Lincoln Matos ganha título “Prefeito Amigo da Criança”

O reconhecimento é resultado de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes do município.

Prefeito de São Miguel do Tapuio, José Lincoln Matos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de São Miguel do Tapuio está no seleto grupo elaborado pela Fundação Abrinq. O prefeito Lincoln Matos foi um dos 09 gestores piauienses agraciados com o título de “Prefeito Amigo da Criança”, Edição 2017-2020, conforme consta no site da Fundação. O resultado foi divulgado no último dia 01, destacando pontos positivos da administração municipal. 

Lincoln Matos está entre os 125 premiados em todo o Brasil. A iniciativa mobiliza e apoia tecnicamente gestores na implantação de ações e políticas, que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O reconhecimento é resultado de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes do município, cumprindo todas as metas do programa, criando inclusive o orçamento da criança dentro da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município, com funções que garante recursos para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Prefeitos que ganharam o título 'prefeito amigo da criança' -  Imagem: Divulgação

A 6ª Edição do programa acompanhou a gestão 2017-2020 e, ao todo, mais de 2.300 prefeitos aderiram, sendo que 133 chegaram na fase final de avaliação e 125 conseguiram reconhecimento total.

“É uma alegria muito grande, no meio de tantos problemas, receber esta honraria. Sinto-me feliz, especialmente, pelas metas atingidas e também pelo reconhecimento em nível Nacional. É a demonstração do trabalho prestado às famílias com efetiva atenção às nossas crianças. Parabenizo a todos que cuidam de nossas crianças em múltiplas ações e, particularmente à equipe Coordenadora.”, afirmou o prefeito.

A Secretária Municipal de Educação, Silvana Maia, destacou a importância da premiação. “É de extrema relevância essa premiação, aliás, é um reconhecimento que muitas cidades almejam e só poucas conseguem alcançar. Na verdade, nosso gestor [Lincoln Matos] sempre esteve preocupado com políticas públicas e ações efetivas para o bem-estar social das nossas crianças.”, disse a secretária.

Segundo a organização do prêmio, “os princípios do Programa Prefeito Amigo da Criança podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência”.

No estado do Piauí, conseguiram o reconhecimento apenas nove prefeitos, o prefeito de Assunção do Piauí, Antonio Luiz Neto; Buriti dos Montes, José Valmi Soares; Coivaras, Marcelino Almeida de Araújo; Demerval Lobão, Luiz Gonzaga de Carvalho Junior; Santa Cruz do Piauí, Francisco Barroso de Carvalho Neto; Santo Antônio de Lisboa, Welington Carlos Silva; São João do Piauí, Gil Carlos Modesto Alves; São Miguel do Tapuio, José Lincoln Sobral Matos e Teresina, Firmino da Silveira Soares Filho.

“Prefeito Amigo da Criança”

Criado em 1996, o Programa “Prefeito Amigo da Criança” fortalece a ação dos gestores municipais, oferecendo suporte técnico para implementarem ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e consequentemente os mecanismos recomendados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES