Para combater tabagismo, Lineu Araújo desenvolve programa

O projeto iniciou-se no último dia 27 de novembro e tem caráter permanente.

Quer parar de fumar? Existe tratamento. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com objetivo de promover qualidade de vida por meio do combate ao fumo, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo está desenvolvendo o Programa de Controle ao Tabagismo. O projeto iniciou-se no último dia 27 de novembro e tem caráter permanente, com acompanhamento individual até a libertação do vício.

O trabalho é realizado com grupos de 15 a 20 pessoas, que recebem um manual com todas as informações sobre os males da nicotina, seus efeitos e as medidas que devem ser adotadas para se livrar do vício, elaborado pelo Ministério da Saúde. Na primeira etapa, os encontros ocorrem semanalmente, sempre a partir das 18h. ?Escolhemos a noite por ser o horário do trabalhador, para que possamos atender ao público que não tem acesso aos programas que ocorrem durante o dia?, esclarece Samuel Rego, diretor clínico do centro.

Nas reuniões, o usuário recebe orientações para abandonar o vício gradualmente e incentivo para enfrentar a abstinência. No segundo mês, as reuniões são quinzenais e, a partir do terceiro, elas passam a ser mensais, até completar o período de um ano. Durante todo este tempo, ele recebe acompanhamento individual médico e psicológico, com administração de medicamentos caso se faça necessário.

Atualmente o Lineu Araújo atende um grupo de 15 pessoas, que se reúnem todas as terças-feiras. ?A partir de janeiro formaremos um segundo grupo, e pretendemos abrir mais outros até que toda a demanda seja suprida?, conta Samuel Rego.

Ainda segundo ele, o único pré-requisito para entrar no grupo é o desejo verdadeiro de deixar de fumar. ?Basta o interessado dirigir-se ao Lineu Araújo deixando nome e sobrenome, que nós entramos em contato quando da abertura de vagas?, conclui Samuel Rego.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES