Litoral piauiense ganha Plano de Ação Estratégico de Mercado

Reunião discutiu alinhamento de parcerias e estratégias para execução do plano

Litoral | Carlos Augusto Lima
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foto: Carlos Augusto Lima

A primeira reunião de articulação para execução do Plano de Ação Estratégico de Mercado do Litoral Piauiense foi realizada nesta segunda-feira, 22. O encontro ocorreu na sede do Sebrae em Parnaíba, contando com a participação da superintendente da Secretaria Estadual de Turismo, Carina Câmara, e dos secretários de turismo de Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba, municípios que compõem a Rota das Emoções no Piauí.

O objetivo do Plano de Ação Estratégico é reposicionar a Rota das Emoções no mercado para ampliar a comercialização dos destinos do litoral piauiense de maneira integrada, aumentando o fluxo de visitantes e gerando mais receita para os pequenos negócios da região, especialmente no período de pós pandemia

“Iniciamos a construção desse plano em outubro, como parte das ações do Projeto Recomeçar Turismo. Nos encontros, foram definidas as prioridades e objetivos estratégicos, além das ações e projetos para alcançar os objetivos traçados. Agora chegamos na fase de execução do plano. Inicialmente iremos tratar das parcerias e estratégias de execução com os gestores públicos. Num segundo momento, a execução do plano será discutida com os representantes do trade turístico dos quatro municípios da Rota”, informa o analista do Sebrae em Parnaíba, Élcio Lima.

De acordo com a superintendente do Turismo da Setur, Carina Câmara, a iniciativa é muito importante para o setor. “Estamos atravessando um período difícil por conta da pandemia e esse plano aponta várias alternativas para avançarmos. As estratégias traçadas devem contribuir para ampliar a comercialização dos destinos de maneira integrada, aumentando o fluxo de turistas e alavancando a economia. Com isso, novas oportunidades surgirão, especialmente para os pequenos negócios e empreendedores da região”, frisa.

Elaborado de maneira participativa, o plano é composto por prioridades para ampliação de mercado, objetivos estratégicos e projetos/ações que permitem orientar a atuação de todo o trade turístico para ampliar o fluxo de turistas na região. O documento estabelece ainda corresponsabilidades na indicação e execução de projetos, considerando as análises sobre oferta real, potencialidade, perfil do turista alvo e tendências de mercado, observando o equilíbrio entre o aumento do fluxo, o interesse do trade e a capacidade de atendimento.

“O nosso litoral tem um potencial turístico gigantesco. Esse plano deverá nortear as ações que serão desenvolvidas para alavancar ainda mais essa atividade na nossa região. Só temos a agradecer ao Sebrae, que fez um grande trabalho para elaboração desse plano”, pontua a secretária de Turismo de Luís Correia, Marília Passos.

Para o secretário de Turismo de Ilha Grande, Jonh Kennedy, o plano deve favorecer a integração entre os municípios que compõem a Rota das Emoções e potencializar os resultados das ações realizadas nesse território. “A Rota é uma iniciativa com bons resultados. Mas o trabalho em conjunto deve contribuir para que novas metas sejam alcançadas, de forma assertiva e eficiente. E o Sebrae vem sendo um importante parceiro nesse processo”, destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES