Lixo em residências é o maior responsável por criadouros do Aedes

Mosquito vive dentro ou ao redor de casa ou de outras construções.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina está em situação satisfatória no combate ao Aedes aegypti. Segundo dados do LIRAa, o Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – da nossa cidade está em 0,1%. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde determinam que índices de até 1% são considerados satisfatórios. Para continuar com dados positivos, a Prefeitura de Teresina tem dado continuidade às ações da Faxina nos Bairros, que neste sábado chegou à sua 17ª edição. O ponto de partida das equipes de limpeza foi o bairro Vila  Meio Norte, na zona Leste da cidade.

Segundo o prefeito Firmino Filho, enquanto houver crianças nascendo com microcefalia relacionada ao zika vírus, o trabalho de combate ao Aedes aegypti em Teresina será intenso e contínuo. “Não é por causa desses resultados satisfatórios que o município de Teresina vai deixar de intensificar as ações. Daremos continuidade a Faxina nos Bairros com o objetivo de reduzir mais ainda os números para colocarmos o município em situação ainda mais satisfatória em relação ao risco da transmissão e da produção de Aedes aegypti. Não podemos baixar a guarda. E a população tem atendido ao nosso pedido de manter a cidade limpa e saudável”, disse.

Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua, a colaboração da população é fundamental para que o mosquito não nasça. “Outro dado apontado pelo LIRAa é que a maior quantidade de criadouros são encontrados  nas residências devido ao acúmulo de lixo. Portanto, a Faxina tem esse papel importante de mobilizar a comunidade a colocar para fora de suas residências todo tipo de material inservível que possa se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti. O combate ao mosquito depende principalmente de pequenas ações de limpeza que praticamos no dia a dia”, ressaltou o presidente.

O mosquito vive dentro ou ao redor de casa ou de outras construções frequentadas por humanos. Ou seja, ele está sempre perto do homem. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. É necessário ficar atento às bandejas externas do ar-condicionado; esvaziar garrafas, latas e baldes e guardá-los com o gargalo para baixo em local coberto; lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais; lavar semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; encher os pratinhos das plantas com areia até a borda e não deixar água acumulada sobre a laje.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES