Lojas têm pouca movimentação durante feriadão no Centro de Teresina

/Por outro lado, quem idealizou compras tranquilas, sem muita fila, foi embora feliz. A diminuição do fluxo, por sua vez, já era esperada pelos lojistas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As lojas do Centro estavam todas abertas no feriado da Proclamação da República de sexta-feira, 15. A decisão do funcionamento partiu do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) em acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Teresina/PI para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020.

Foto:Raíssa Morais

No entanto, mesmo com horário normal, a movimentação era pouca. Funcionários de lojas e lanchonetes estavam até mesmo à frente da entrada para atrair compradores, que aos poucos estavam chegando. Os locais de estacionamento, que ficam com vagas escassas em dias normais, estavam livres e com poucos automóveis. Ao que parece, a maioria da população teresinense escolheu a manhã da sexta para ficar em casa ou viajar.

Por outro lado, para quem idealizou compras tranquilas, sem muita fila, foi embora feliz. A diminuição do fluxo, por sua vez, já era esperada pelos lojistas. A ideia de trabalhar no feriado trouxe algumas dúvidas a respeito de que se vale a pena ou não investir nos feriados.

"A ideia é boa. Acho até que as coisas podem melhorar daqui a um tempo", disse o gerente de loja Francisco Marreiros, que explica que a cultura brasileira pode melhorar no seu apecto de oferecer muitos feriados. Para ele, são muitos e precisa haver um controle.

"Quanto mais força de trabalho no mercado, mais se  fomenta o consumo e as coisas vão mudando", explica. Quando o feriado ocorre em uma sexta-feira traz menos benefícios aos comerciantes devido o grande intervalo de dias, que acaba diminuindo o fluxo de pessoas. "Esse é o grande problema do de hoje, a gente tem pouca clientela no comércio", falou Francisco Marreiros.

Mesmo um pouco surpreso com as ruas do centro vazias e compará-las com as de uma manhã de domingo, o gerente informou que ainda há uma certa expectativa. "Nós que vivemos e trabalhamos no comércio sempre esperamos bons resultados. Nao grandes, mas pequenos", disse.

Já para quem resolveu sair de casa para pagar contas e realizar compras, foi execelente. Francisca Edna, doméstica, saiu bem cedo, acreditando que iria enfrentar filas, o que costuma acontecer sempre. Mas ela foi surpreendida ao andar pelas ruas estreitas e ver pouca gente.

"A gente tem até mais espaço na rua para andar e aproveitar. Durante os dias normais, é muito lotado  e sufocante" contou, ao acrescentar que a atenção de funcionários é mais proveitosa com pouca gente .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES