Lúpus e Sol: uma combinação desastrosa

A exposição solar para os pacientes com a doença autoimune pode desencadear problemas dermatológicos

O uso de protetor solar deve ser diário, mesmo em dias nublados | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune do tecido conjuntivo, com a causa ainda desconhecida, que ataca e destrói os tecidos saudáveis do corpo. A enfermidade acomete, geralmente, mulheres entre os 20 e 30 anos.

Os sintomas são os mais variados, como febre, emagrecimento, lesões cutâneas, dor nas articulações, queda de cabelo, úlceras na boca, perda de apetite e fraqueza.

Além do tratamento, o Lúpus precisa de alguns cuidados extras, principalmente quando pensamos em verão, praia e piscina. O sol pode ser altamente agressivo para esses pacientes e a doutora Luiza Fuoco Rocha, especialista da Cobra Reumatologia e parte da comissão de Artrite psoriásica na Sociedade Brasileira de Reumatologia, explica por que a exposição aos raios UV podem desencadear problemas dermatológicos.

“Em indivíduos geneticamente predispostos, a exposição aos raios ultravioleta pode servir como gatilho para autoimunidade, uma vez que provoca morte das células da pele, e exposição de autoantígenos (substâncias do próprio organismo não reconhecidas pelo sistema imune). Estes por sua vez, levam a uma resposta inflamatória exacerbada, mediada principalmente por interferon tipo 1, seguido de ativação de resposta celular e produção de autoanticorpos, amplificando e perpetuando o processo inflamatório. A lesão tipicamente inicia-se de forma tardia, após alguns dias ou até 3 semanas após a exposição solar, mas pode persistir por meses e deixar cicatriz.”

Pixabay

Os cuidados em relação à exposição ao sol são:

- Usar roupas que não expõem a pele;

- O uso de protetor solar deve ser diário, mesmo em dias nublados;

- É extremamente necessário evitar o sol das 10 às 15 horas;

- Evitar lugares que possam penetrar luz solar;

- Utilize constantemente chapéus e óculos escuros.

As atividades físicas são importantes para quem tem o Lúpus, porém é recomendado que não as faça na luz do dia. Apesar da causa da doença ser desconhecida, a doutora Luiza Fuoco Rocha afirma que os fatores genéticos, hormonais e ambientais são concomitantes para o seu desenvolvimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES