MA monitora 663 suspeitos e tem 14 casos confirmados do coronavírus

Informações foram divulgadas nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Saúde do Maranhão. Dos casos confirmados, 13 estão em São Luís e um em Imperatriz.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou na noite desta sexta-feira (27) que caiu para de 728 para 663 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão. Até o momento, o estado possui 14 casos confirmados da Covid-19 com pacientes em São Luís e Imperatriz.

Três dos novos casos foram confirmados na quinta-feira (26) pelo governador Flávio Dino (PCdoB), duas são mulheres de 44 e 45 anos que foram atendidas na rede pública e outra também é do sexo feminino, tem 29 anos, foi diagnosticada em um hospital da rede privada do estado.

O quarto paciente com caso confirmado no estado é o médico Luciano Danda, que está no município de Imperatriz, no sul do estado e confirmou que estava com a Covid-19 por meio de uma rede social. O médico realizou o teste para coronavírus em São Paulo, onde reside, mas logo após precisou ir a Imperatriz onde mora com a família, antes de receber o resultado.

O caso não chegou a ser notificado pelas estatísticas da SES, pelo fato do teste ter sido realizado em São Paulo, mas nesta sexta-feira (27), o paciente foi incluído entre os casos confirmados da Covid-19 no estado.

Segundo a SES, todos os pacientes estão cumprindo isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS).

Casos confirmados

Homem de 69 anos, de São Luís, que retornou de viagem à São Paulo;

Mulher de 37 anos, de São Luís, que teve contato com uma pessoa que esteve na Europa;

Homem de 66 anos, de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Mulher de 70 anos, de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Mulher de 72 anos, de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Mulher de 76 anos, de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Homem de 43 anos, de São Luís, que teve contato com um caso;

Homem de 57 anos, de São Luís, com histórico de viagem a São Paulo e Salvador;

Homem de 55 anos, de São Luís, com histórico de viagem para Amsterdã, Paris e Bélgica;

Mulher de 28 anos, de São Luís, com histórico de viagem a São Paulo;

Mulher de 44 anos, de São Luís;

Mulher de 45 anos, de São Luís;

Mulher de 29 anos, de São Luís;

Homem de 30 anos, de Imperatriz, e que foi diagnosticado por laboratório em São Paulo.

Casos suspeitos

A Secretaria de Saúde informou que foram descartados nesta sexta 65 casos suspeitos do novo coronavírus no estado. No último boletim divulgado na quinta-feira (26), eram 728 casos suspeitos. Até o momento, o Maranhão monitora 663 casos em 78 municípios do estado.

Centro de Testagem

O Maranhão possui dois Centros de Testagem para casos do novo coronavírus. O primeiro, é localizado localizado na Policlínica Diamante em São Luís. O segundo também é localizado em São Luís, no Viva Beira-Mar.

Devem procurar os centros pessoas que estejam com sintomas de febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Os laboratórios estão recebendo a coleta de material para a realização de exames para Covid-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. Os locais funcionamde segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES