MA: Tribunal Regional do Trabalho elege dirigentes para biênio 2022-2023

O presidente José Evandro cumprimentou o desembargador Carvalho Neto, desejou que a nova gestão seja exitosa, a fim de que o Tribunal evolua o máximo possível.

desembargador | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) elegeu, por aclamação, os desembargadores Francisco José de Carvalho Neto e Gerson de Oliveira Costa Filho, para os cargos de presidente e vice-presidente e corregedor do TRT-MA, respectivamente, para o biênio 2022-2023. A sessão administrativa extraordinária telepresencial para a eleição dos dirigentes foi realizada na quarta-feira (03/11) na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, localizada no prédio-sede do TRT-MA, na Areinha. Foi transmitida ao vivo pelo Canal Oficial do TRT no YouTube, A sessão foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador José Evandro de Souza. A posse dos novos dirigentes acontecerá no dia 17 de dezembro próximo.

Os integrantes do Pleno também elegeram, por aclamação, o desembargador José Evandro de Souza para o cargo de ouvidor; desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior como ouvidor substituto; a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva como diretora da Escola Judicial (EJud16) e o desembargador James Magno Araújo Farias como vice-diretor da Escola Judicial.

Além dos novos dirigentes e dos eleitos para a Ouvidoria e Escola Judicial, compôs o quórum do Tribunal Pleno a desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. A desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo está de licença médica e não participou da sessão. Também estiveram presentes o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Maranhão, Luciano Aragão Santos, e o presidente da Associação de Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI), juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos. Presente ainda a servidora Mônica Bezerra de Araújo Lindoso, secretária do Tribunal Pleno. 

Desembargador Carvalho Neto foi eleito presidente do TRT-MA para biênio 2022-2023 - Foto: Divulgação

O presidente José Evandro cumprimentou e parabenizou o desembargador Carvalho Neto, desejou que a nova gestão seja exitosa, a fim de que o Tribunal evolua o máximo possível, cumprindo sempre com o propósito de bem servir a todos que buscam a Justiça do Trabalho no estado. O presidente destacou o clima de harmonia durante a eleição, e colocou a si e sua equipe à disposição do presidente eleito para iniciar as atividades de transição de imediato. Da mesma forma, cumprimentou o desembargador Gerson de Oliveira, a quem também desejou êxito no novo biênio; e aos desembargadores Márcia Andrea e James Magno, eleitos na EJUD16; e ao desembargador Luiz Cosmo. 

O novo presidente, desembargador Carvalho Neto, agradeceu primeiramente a Deus, e também à Corte que o elegeu presidente. Ele cumprimentou aos presentes, em especial aos desembargadores eleitos Gerson de Oliveira, Márcia Andrea, James Magno, José Evandro e Luiz Cosmo. O desembargador afirmou que, a exemplo dos antecessores, fará o possível para cumprir o seu “múnus público com exação, altivez, energia, compromisso, denodo, honrando sempre o pavilhão do Tribunal, do Maranhão e, sobretudo, o pavilhão Nacional, Brasil, pátria amada! Tenho a intuição, como cristão convicto, de que tudo será provido, ou quando não será tentado para o caminho do bem, até porque tenho que a razão primordial e triunfal de qualquer êxito é a vontade resoluta e decidida que se tem de acertar. Esse é meu azimute, minha direção, meu ponto no horizonte, resumindo, é meu desiderato. Agradeço muitíssimo a todos e avante!”, concluiu.

O desembargador Gerson de Oliveira agradeceu aos desembargadores pela confiança manifestada ao elegê-lo para os cargos de vice-presidente e corregedor, exercido atualmente por ele. Disse que vai continuar trabalhando com muita dedicação para o avanço do TRT da 16ª Região. Ele parabenizou o desembargador Carvalho Neto, destacando o princípio do espírito público do presidente eleito, que conta com 25 anos de magistratura trabalhista no Maranhão, desejando sucesso na administração e colocando-se à disposição para colaborar. Gerson de Oliveira agradeceu ainda ao presidente José Evandro, pelo apoio e parceria na atual gestão, e parabenizou os demais desembargadores eleitos na EJUD16 e Ouvidoria.

Os eleitos receberam manifestações públicas de compromisso e apoio dos desembargadores Márcia Andrea Farias da Silva, Luiz Cosmo da Silva Júnior, James Magno Araújo Farias e Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. Também foram saudados e parabenizados pelo presidente da Amatra XVI, Carlos Eduardo Batista dos Santos, e pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Maranhão, Luciano Aragão dos Santos. 

Novos dirigentes do Tribunal 

Francisco José de Carvalho Neto é natural de Teresina (Piauí). Foi nomeado para o cargo de desembargador do TRT-MA, por decreto presidencial, em 19 de julho deste ano, e empossado no cargo em 21 do mesmo mês. Como estudante foi presidente do Grêmio do Colégio Arquidiocesano São Francisco de Sales e secretário de Cultura do Centro Acadêmico de Direito da Universidade Federal do Piauí. Formou-se pela UFPI, aos vinte e um anos, sendo o orador oficial na visita à OAB. Exerceu a advocacia com atuação predominante no direito administrativo, civil, comercial, empresarial e trabalhista. Detentor do Curso da Escola Superior da Magistratura. Destinatário de várias honrarias, como a Medalha Ministro Souza Mendes Júnior, o título de Sócio Benemérito de Associação de Magistrados, a Medalha do Mérito da Polícia Militar, os títulos de Comendador das Ordens Judiciárias dos Tribunais da 16ª e 22ª Regiões, o Título de Grande Oficial, Divisa da Ordem Timbira do Mérito Judiciário, dentre outras distinções sociais. Exerceu o magistério como professor da Escola Superior da Magistratura do Piauí e professor da Universidade e Centro de Ensino Unificado do Maranhão. Como juiz da primeira instância, Carvalho Neto comandou e presidiu as Varas do Trabalho de Balsas, Bacabal, Caxias e Timon.

Gerson de Oliveira Costa Filho é o atual vice-presidente, corregedor e ouvidor substituto do Tribunal. É natural de São Luís. Possui formação acadêmica em Bacharelado em Direito e Mestrado na área de Concentração em Direito Público. Doutorando em Direito Público. Já foi procurador do Estado chegando a exercer o cargo de Procurador-Geral do Município de São Luís. Foi professor da escola da Magistratura do Trabalho. Foi Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão, membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados - MA. Foi Conselheiro Estadual Titular da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Maranhão, eleito para o triênio de 2001/2003. Foi Advogado militante na Justiça do Trabalho por mais de 15 anos. Em 2001, tomou posse no TRT Maranhão. Foi eleito vice-presidente e corregedor do TRT-MA, para o biênio 2005/2007. Em 2007, assumiu o cargo de presidente do Tribunal, onde permaneceu até 19 de junho de 2009. Foi ouvidor do TRT-MA durante o biênio 2012-2014. Em novembro de 2012, também foi eleito o primeiro coordenador-geral do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (COLEOUV). Ocupou o cargo de ouvidor entre 2014-2015, e na sequencia foi eleito e empossado diretor da Escola Judicial do TRT-MA, permanecendo até dezembro de 2017.  Foi membro do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho - COLEPRECOR e membro da Comissão de Assuntos Legislativos e da Comissão de Precatório e Conciliação do Colégio de Presidentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES