Macaco que viralizou amolando faca no sul do Piauí ganha a liberdade

O macaquinho passou para a fase de reabilitação e treinamento que durou cerca de 3 meses nos viveiros do CETAS da SEMAR.

Macaco Chico | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O macaco Chico que ficou conhecido no Brasil inteiro por aparecer "amolando" uma faca e "batendo" roupa em Corrente, no Sul do Piauí, voltou ao seu habitat natural nessa quinta-feira (6) após três meses de reabilitação no Bioparque Zoobotânico de Teresina.

Em junho deste ano, vídeos mostrando as travessuras de Chico viralizaram nas redes  sociais. Na época, o animal foi recolhido por técnicos do ICMBIO e veterinários voluntários, sendo entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama-PI, onde passou pelos protocolos de exames e identificação com a  microchipagem, coordenados pela equipe de professores,  veterinários e alunos de Clínica e Manejo de Animais Silvestres da UFPI. 

Dez macacos foram soltos na quinta-feira (6), em Área de Soltura de Animais no Piauí | FOTO: Ibama-PI

O macaquinho passou para a fase de reabilitação e treinamento que durou cerca de 3 meses nos viveiros do CETAS da SEMAR, visando a formação de um grupo de primatas da sua espécie (Sapajus libidinosus), nome comum do macaco-prego. 

Nessa quinta-feira (6 de outubro), 10 macacos, entre eles Chico, ganharam a liberdade, sendo soltos numa Área de Soltura de Animais Silvestres (ASA), abrangendo a zona rural das cidades de Aroazes, Pimenteiras, São Miguel do Tapuio e Santa Cruz do Piauí, cadastrada no Ibama-PI. 

Além dos primatas, foram soltos 22 jabutis e 13 cobras jiboias, animais manejados nos órgãos ambientais com histórico de criação ilegal, entregas voluntárias e resgates em vias públicas.

Chico e mais 10 macacos passaram por reabilitação para voltar à natureza | FOTO: Ibama-PI

Monitoramento

A equipe de técnicos do Ibama, SEMAR e Bioparque pernamecem na área até este sábado (08) para avaliação dos animais e suporte nutricional, buscando identificar algum problema de adaptação com algum deles. 

Banana foi colocada em árvore por técnico para animais soltos | FOTO: Ibama-PI

Segundo Fabiano Pessoa, veterinário do CETAS do Ibama-PI, o monitoramento é necessário para avaliar o processo de reabilitação dos animais. "Retornamos hoje (sexta-feira, 07) para o monitoramento e observamos alguns animais com comportamento positivo em liberdade explorando a área de mata e buscando alimentos naturais", destacou.

Sobre a reação de Chico, Pessoa comemorou a fácil adaptação. "Chico ganhou a liberdade com sua família de forma tranquila e bem ativo e ligado como sempre, foi logo buscando um alimento colocado nas árvores pelos técnicos, correndo em seguida para a mata", relatou. 

Animais retornaram ao seu habitat natural | FOTO: Ibama-PI

Ele e as demais pessoas envolvidas na soltura comemoraram a liberdade dos animais silvestres que nunca deveriam ter sido capturados, retirados, vendidos e criados de forma irregular pelas pessoas. Pessoa explicou que a equipe responsável pela propriedade onde os animais foram soltos continuará o monitoramento e repassará as informações em caso de ocorrência de problema com os animais.

Equipe envolvida na soltura dos animais | FOTO: Ibama-PI

"Pela experiência com outras solturas anteriores da espécie aqui na área, como o local é bastante amplo e com abundância de oferta de alimentos naturais e fonte de água (rio perene), a probabilidade de capacidade de adaptação é muito boa, visto que os macacos são extremamente hábeis na exploração das áreas e busca de alimentos com variedade de itens (frutos, insetos etc)", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES