Mãe de 1º morto por Covid-19 no Brasil tem marido e filhos doentes

Parente disse que família só soube causa da morte no enterro, pois caixão estava lacrado.Em São Paulo, outras quatro pessoas também morreram por causa do novo coronavírus e o total do estado chega a cinco vítimas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira mãe a perder o filho para o novo coronavírus está isolada em casa com sintomas da doença e disse nesta quinta-feira (19) estar preocupada com o marido e os outros dois filhos, também idosos, que estão internados. "Eu não me conformo de perder meu filho em um problema tão grave. Eu só espero que as pessoas acreditem - esse problema existe e está aqui", disse a senhora de 82 anos. O filho, de 62, foi o primeiro caso do estado de São Paulo e do Brasil de morte pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), na terça-feira (17). As informações são do G1.

A mãe do senhor que morreu contou também tem sentido dores físicas. "Eu estou sentindo mal-estar no corpo, uma sensação ruim, boca seca, boca amarga, é tudo", disse.

Outro parente disse que a família só soube a causa da morte no enterro, pois o caixão estava lacrado. Ele confirmou que outras pessoas da família estão internadas em estado grave, e que nenhuma fez teste para o novo coronavírus.

"No velório falaram que deveria ser de caixão fechado, e nisso a gente teve um estalo de que tinha alguma coisa errada, que estavam omitindo alguma coisa da gente", disse o homem, que preferiu não se identificar.

"Cinco pessoas moravam com meu tio que faleceu e, infelizmente, até agora ninguém ninguém fez o teste. Eu tenho mais uma tia e um tio no hospital, todos na UTI. Meu avô agora teve um quadro de piora", completou.

As vigilâncias sanitárias do município e do estado de São Paulo realizaram nesta quinta-feira (19) uma inspeção no hospital Sancta Maggiore, no Paraíso, Zona Sul de São Paulo. A unidade da rede Prevent Senior registrou as cinco mortes confirmadas até agora em virtude do novo coronavírus em São Paulo e a rede tem 123 casos suspeitos da doença.

O objetivo da inspeção foi checar as condições de segurança para os empregados e pacientes e a forma como casos registrados da unidade estão sendo notificados às autoridades. A rede Prevent Senior tem oito funcionários confirmados com o vírus.

Atenção aos idosos

São Paulo é o estado com o maior número de vítimas da Covid-19. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, até o momento são 286 casos confirmados e cinco mortes no estado.

Ao menos quatro, das cinco vítimas eram idosos, que fazem parte do grupo de risco. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, os quatro pacientes eram homens, que tinham entre 62 e 81 anos; só um deles não tinha outra doença antes de se contaminar.

O Ministério da Saúde tem destacado a importância de se atentar às pessoas mais velhas e com doenças crônicas. "Muitas crianças são assintomáticas, não desenvolvem nem uma coriza. Não tem uma avó que não coloque o neto no colo e não encha de beijos. Pedir para que elas não os beijem, não os abracem e não deem colo seria muito duro. Então procurar dialogar, conversar, proteger", disse o ministro da Saúde, Luiz Mandetta.

As cinco pessoas que morreram em São Paulo estavam sendo tratadas na rede particular. Há confirmação de que quatro delas estavam internadas na mesma rede hospitalar, que tem pelo menos 19 pacientes como casos confirmados de novo coronavírus - oito deles são funcionários do hospital.

Por telefone, o diretor executivo da rede Prevent Sênior informou que mais uma das unidades da rede vai ficar reservada para tratar pessoas com a Covid-19.

"Já que a gente teve conhecimento pela OMS de que a doença é infectocontagiosa mesmo com os funcionários e colaboradores literalmente se protegendo de infecção, a gente prioriza proteger todo mundo, os pacientes e os funcionários", disse Pedro Benedito Batista Júnior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES