Maior em décadas: Nevasca histórica atinge a Espanha e deixa mortos

Segundo as autoridades, pelo menos três pessoas morreram no país.

nevasca | Paul White/AP Photo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos três pessoas morreram devido à forte nevasca – a maior em décadas – que atinge a Espanha e que paralisou Madri e uma parte do país, anunciou neste sábado (9) o ministro do Interior do país. As informações são do G1.

"Embora, apesar das condições climáticas extremamente difíceis, o número de incidentes seja relativamente limitado, temos três mortes para lamentar", disse Fernando Grande-Marlaska em entrevista coletiva. O aeroporto de Madrid foi fechado.

Um homem e uma mulher que viajavam em um carro morreram afogados depois que um rio rompeu suas margens perto de Málaga, no sul da Espanha, e um sem-teto morreu congelado na cidade de Calatayud, no leste, disseram as autoridades.

Foto: Andrea Comas/AP Photo

"Evitem deslocamentos e respeitem as instruções dos serviços de emergência. Estejam vigilantes diante da tempestade Filomena", tuitou esta manhã o primeiro-ministro Pedro Sanchez, elogiando o trabalho dos "profissionais que procuram ajudar as pessoas presas na neve".

Devido a esta nevasca histórica, a mais forte desde 1971 na Espanha, cinco regiões do centro do país, incluindo Madri, foram colocadas em alerta vermelho na manhã deste sábado.

Foto: Paul White/AP Photo

Na capital, "a situação é gravíssima", alertou o prefeito José Luis Martinez-Almeida em uma rede social, pedindo aos moradores que não saiam de suas casas.

Os parques foram fechados, enquanto os ônibus públicos e a coleta de lixo foram suspensos. As autoridades de Madri também decidiram pelo fechamento das escolas na segunda e terça-feira.

Além de Madri, Aragão, a região de Valência e a de Castela-La Mancha e Catalunha são as áreas mais afetadas pela nevasca. No total, 36 das 50 províncias da Espanha estão recebendo alertas de diferentes níveis.

Foto: Manu Fernandez/AP Photo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES