Mais de 1.400 foram inseridos no mercado de trabalho pelo Sine-PI

O Sine-PI intermedia não apenas mão de obra urbana. No setor rural, o principal objetivo é eliminar a figura do contratador ilegal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sonho do emprego fixo tornou-se realidade, neste ano de 2012, para mais de 1.400 pessoas que foram inseridas no mercado de trabalho, através da Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre). Essa intermediação é feita por meio do Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine-PI), que além de proporcionar a inserção de trabalhadores, promove qualificação social e profissional e garante o seguro-desemprego.

?Trabalhamos para diminuir o número de desempregados no Estado, com integração das diversas políticas públicas do trabalho e geração de renda. Pessoas com experiência ou sem experiência profissional, pessoas com deficiência, são qualificadas e inseridas no mercado de trabalho?, explicou Márcia Monteiro, gerente operacional do Sine-PI.

A jovem Mychelle Moura, 20 anos, há três meses trabalha como vendedora em uma loja no Centro de Teresina. A oportunidade do primeiro emprego surgiu após cadastro junto ao Sine-PI. ?Já tinha feito alguns cursos de qualificação em outro lugar, mas não conseguia uma vaga. Até que um amigo me indicou o Sine e eu deixei o currículo. Logo depois surgiu a oportunidade e fiz a seleção?, relatou Mychelle.

?Diariamente, são realizados cerca de 200 mil atendimentos. Grandes empresas têm nos procurado para seleção de mão de obra. O setor que mais tem crescido a procura é da construção civil e temos encaminhado mão de obra não apenas para o Piauí, mas também para outros estados?, pontuou Márcia Monteiro.

O Sine-PI intermedia não apenas mão de obra urbana. No setor rural, o principal objetivo é eliminar a figura do contratador ilegal, que fomenta o trabalho escravo. Essas ações fazem parte do projeto Marco Zero, que surgiu em 2008 como iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). ?Estamos combatendo a prática do trabalho escravo. Neste ano de 2012, procuramos intermediar especificamente os trabalhadores rurais destinados à migração. Já foram mediados mais de 870 trabalhadores rurais, todos devidamente regularizados?, declarou Márcia.

Para a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, as atividades do Sine-PI têm papel fundamental na movimentação da economia do Piauí. ?Com as contratações intermediadas pelo Sine, temos os direitos do trabalhador assegurados, novos empregados no mercado de trabalho, o que também movimenta a economia?, disse.

Larissa Maia destaca ainda a gratuidade dos serviços prestados nos 14 postos do Sine espalhados por todo o Piauí. ?Todos os serviços são gratuitos, inclusive expedição da Carteira de Trabalho e Previdência Social. Os cursos de qualificação, além de gratuitos, são direcionados para as demandas do mercado?, destacou.

Centro-Sul do Piauí contará com Centro de Intermediação de Mão de Obra

A região do Centro-Sul do Piauí ganhará em 2013 um Centro de Intermediação de Mão de Obra na cidade de Valença que atenderá donas de casa, autônomos, pessoas em situação de desemprego e de primeiro emprego, além de pessoas com deficiências.

O local que sediará o Centro é o antigo Centro Social Urbano (CSU) do município que contará com cinco salas de aula do Programa Nacional de Inclusão de Jovens ? ProJovem, que já tem asseguradas 150 vagas; a unidade do Sistema Nacional de Empregos Piauí (Sine) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo.

Os profissionais autônomos também terão espaço nesse Centro para desenvolver seus planos de negócios e serem orientados para o crédito, através da Agência de Empreendedorismo do Piauí. ?Esse Centro de Intermediação vai revolucionar a forma de lidar com as questões de trabalho e emprego, otimizando e agilizando, aproximando o trabalhador do mercado de trabalho. Os candidatos a vagas formais já saem cadastrados no Sine e, se tiver vaga na sua área, devidamente e encaminhado, enquanto que os autônomos serão orientados pela Agência de Empreendedorismo?, pontuou a secretária.

As qualificações e capacitações oferecidas neste espaço também serão voltadas para pessoas com deficiência para proporcionar o ingresso delas no mercado de trabalho. ?É uma preocupação latente da Setre a inclusão de pessoas com deficiência em suas ações de capacitação e qualificação, para que possamos inseri-las, também, no mercado de trabalho?, enfatizou Larissa Maia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES