Mais de 1 mil toneladas foram recolhidas em 2019

A quantidade de materiais recicláveis aumentou de 2018 para 2019, passando de 829 toneladas recolhidas naquele ano para 1 mil toneladas no ano passado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

REVISADA

O teresinense segue aderindo a hábitos mais sustentáveis e de maior consciência ambiental. Uma prova disso é o crescimento da coleta seletiva que, em 2019, arrecadou mais de 1 mil toneladas de recicláveis, superando o valor de 829 toneladas, em 2018. Além disso, nos dois primeiros meses de 2020, a Prefeitura de Teresina já coletou 239 toneladas de recicláveis, superando o valor de toneladas recolhidas no mesmo período do ano passado.

Atualmente, o sistema de Coleta Seletiva conta com 21 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) disponíveis para a população em todas as zonas da capital e 175 locais cadastrados no Disque Coleta Seletiva, serviço gratuito oferecido pela Prefeitura para locais que produzem mais de 50Kg de recicláveis por coleta.

Crédito: Divulgação

De acordo com a coordenadora de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Lílian Guimarães, dentre os locais cadastrados, são 80 condomínios, 33 estabelecimentos privados, 13 repartições e instituições públicas, 49 bares e hotéis. Além de uma rota especial de coleta feita na zona comercial do Centro da cidade.

“Tanto o aumento de PEVs, que eram 15, no início do ano passado, e aumentamos para 21, como a rotina do Disque Coleta Seletiva e as ações diárias de educação ambiental, somam fatores essenciais para continuarmos com o crescimento de adesões à coleta seletiva”, explica a coordenadora.

Lílian Guimarães ainda pontua a importância da segregação correta, entre os materiais recicláveis e orgânicos, na hora da disposição.

“Sempre frisamos para a população que os materiais como vidro, papel, plástico e metal não servem para reaproveitamento caso estejam sujos de rejeitos, como o caso de guardanapos usados, caixas de pizza, embalagens de alimentos. Por mais que sejam materiais com potencial reciclável, se estiverem contaminados, não podem ser reaproveitados. É o mesmo caso para copos, pratos e talheres descartáveis ou recipientes de plásticos com alimentos, que devem ser destinados para a coleta domiciliar, aquela em que o caminhão passa na porta das residências”, completou.

Sobre a Coleta Seletiva.

A população pode colaborar separando o papel, plástico, metal e vidro para levá-los em um dos 21 Postos de Entrega Voluntária (PEV) disponíveis em todas as zonas de Teresina (localização disponível no https://semduh.teresina.pi.gov.br/ ). Em casos de geradores com produção maior que 50 Kg de recicláveis, pode ser solicitado o Disque Coleta Seletiva por meio do (86) 3218-1126.

O material coletado é doado para cooperativas de catadores de lixo, que garantem sua renda vendendo esse material para empresas que realizam o processo de reciclagem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES