Mais de 200 mil estudantes do Piauí serão avaliados pelo Saepi

A avaliação será aplicada, entre os dias 24 e 27 de outubro, para estudantes das redes municipal e estadual de ensino.

Estudantes serão submetidos a avaliação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 200 mil estudantes piauienses das redes estadual e municipal de ensino devem participar do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). A avaliação será aplicada entre os dias 24 e 27 de outubro. O objetivo é produzir diagnósticos periódicos acerca da qualidade do ensino, monitorando a educação pública ofertada e dando subsídios para que as políticas públicas educacionais possam ser desenhadas, implementadas e monitoradas.

O Saepi 2022.2 compreenderá a aplicação de testes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, envolvendo 245.103 estudantes das redes estadual e municipal. A avaliação contemplará os estudantes regularmente matriculados no 2º, 5º e 9º anos do ensino Fundamental, de ambas as redes, e os estudantes do 6º ano do ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino Médio Regular e integrado da rede estadual.

Avaliação será aplicada nos dias 24 e 27 (Divulgação)

Para o secretário de Estado da Educação, Ellen Geramonitorar o trabalho realizado pela educação é um processo necessário. “O Saepi é uma avaliação intencional e necessária para a melhoria do ensino e da aprendizagem, além de ser uma forma de prestar contas à sociedade sobre o papel da escola como instituição de transformação social. A partir dessa compreensão, a rede estadual de ensino do Piauí assume como tarefa, avaliar o processo ensino/aprendizagem e promover modificações em suas práticas pedagógicas, tendo em vista a necessidade de um melhor desempenho acadêmico escolar do seu alunado”, destaca o secretário.

Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, explica que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobilizou toda a rede para a realização do Saepi, tanto preparando os profissionais envolvidos, como mostrando para os alunos a importância de participarem do processo.

“A Seduc vem realizando uma série de formações para os profissionais da educação que participarão da organização e aplicação do Saepi nas escolas e os estudantes estão cientes da necessidade de fazer as provas. Outro ponto importante é que os estudantes com deficiência ou transtorno do desenvolvimento poderão ser atendidos por profissionais de apoio: Ledor/Transcritor e Intérprete de Libras/Leitura Labial. Esses profissionais serão disponibilizados pela escola, de modo a garantir que todos os estudantes possam participar da avaliação”, concluiu a diretora.

Cronograma de aplicação das provas: 

Data: 24/10 

Rede Municipal: 2° ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa)

Rede Estadual: 2° ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa) /  1ª série do Ensino Médio (Língua Portuguesa e Matemática)

Data: 25/10 

Rede Municipal: 2° ano do Ensino Fundamental (Matemática)

Rede Estadual: 2° ano do Ensino Fundamental (Matemática) / 2° série do Ensino Médio (Língua Portuguesa e Matemática)

Data: 26/10 

– Rede Municipal: 5° ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa e Matemática)

– Rede Estadual: 5° ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa e Matemática)

 Data: 27/10 

-Rede Municipal: 9° ano do Ensino Fundamental (Disciplina: Língua Portuguesa)

– Rede Estadual: 6° e 9° ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa e Matemática) / 3° série do Ensino Médio (Língua Portuguesa e Matemática)

Fonte: Seduc



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES