Mais de 28 milhões de doses vacinas vencidas foram jogadas no lixo

Comprados entre 2019 e 2022, imunizantes desperdiçados previnem doenças como tuberculose, sarampo, tétano, meningite e paralisia infantil.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento do Ministério da Saúde aponta que 28.604.735 doses de vários imunizantes foram descartadas por estarem vencidas. O prejuízo aos cofres públicos, segundo o próprio governo, é de R$ 250 milhões. As vacinas vencidas são de 2019 a 2022.

De acordo com Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, muitos imunizantes venceram em janeiro e fevereiro deste ano. “Quando fomos fazer uma análise dos estoques, devido à validade muito próxima, foi impossível distribuir e fazer qualquer utilização delas”, disse Ethel Maciel.Mais de 28 milhões de doses vacinas vencidas foram jogadas no lixo (Imagem:  Ministério da Saúde)

Somadas às 39 milhões de doses da vacina da Covid-19 que foram jogadas no lixo pelo mesmo motivo, mais de 67 milhões de doses de imunizantes não foram utilizadas e venceram no estoque do Ministério da Saúde.

No total, o prejuízo foi de R$ 2,3 bi, considerando todos os imunizantes desperdiçados e os custos com incineração.

"É importante dizer que essas informações foram solicitadas pela equipe de transição. Mas infelizmente nós tivemos uma transição do governo que não trabalhou de forma alinhada, e nós não tivemos informação dessas vacinas, dos estoques, do que tinham, de data de validade, anterior, porque isso foi pedido em outubro de 2022. Se nós soubéssemos antes, o governo teria um plano para o que fazer”, explicou Ethel Maciel.

A campeã em desperdício foi a BCG, que previne a tuberculose, e teve 11.809.800 doses vencidas.

Outras doses que foram descartadas são das vacinas:

dupla, tríplice e tetra viral, que previnem sarampo, caxumba, rubéola e catapora;

pentavalente, que protege contra tétano, coqueluche, difteria, meningite e hepatite B;

febre amarela;

influenza (gripe);

poliomielite (paralisia infantil).

De acordo com dados da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, a quantidade de doses de vacinas desperdiçadas foi:

BCG = 11.809.800 doses

Dupla viral = 10.230.220 doses

Pentavalente = 3.518.014 doses

Tetra e tríplice viral = 2.317.201 doses

Febre amarela = 365.305 doses

Influenza = 329.860 doses

Poliomielite = 31.335 doses

Ao assumir o Ministério da Saúde, a nova gestão precisou refazer contratos e novos pedidos dos imunizantes, que nem sempre são produzidos aqui.

Ao mesmo tempo, a única fábrica autorizada a produzir a vacina BCG no Brasil, que pertence à Fundação Ataulpho de Paiva, no Rio, continua interditada para se adequar às normas sanitárias.

A fundação já protocolou novo pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa as readequações feitas na fábrica, para a retomada da produção.

Distribuição irregular de vacinas

Devido à falta de imunizantes e ao desperdício, houve problemas na distribuição de algumas vacinas aos estados e municípios.

“O impacto disso é grande, porque nós estamos preocupados, no médio prazo, com algumas doenças, principalmente o sarampo e a poliomielite. Nós temos um risco real de circulação do vírus, e, no caso da poliomielite, de reintrodução do vírus no Brasil”, ressaltou Ethel Maciel.

5 estados e duas capitais já têm problemas de abastecimento.

Estados:

Tocantins: Tríplice Viral e Tetra Viral.

Ceará: BCG e Tríplice Viral

Mato Grosso: Tríplice Viral

Goiás: Tríplice Viral e Poliomielite

Santa Catarina: Poliomielite Oral (VOP), Tríplice Viral e Hepatite B.

Capitais

Manaus (AM): Tríplice viral e Febre Amarela.

Maceió (AL): BCG

Todas as secretarias de Saúde informaram que, ainda que com estoques reduzidos ou abastecimento irregular, estão conseguindo vacinar as crianças.

"Estamos recebendo aproximadamente 40% da quantidade que a gente pede. Temos feito um trabalho de remanejamento e acompanhamento constante da quantidade de estoque em cada município. Para que a gente consiga rapidamente remanejar de um lugar para outro e não deixar qualquer município sem dose, sem crianças vacinadas, que estão procurando as unidades", comentou Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás.

A estimativa do Ministério da Saúde é normalizar os estoques até abril e reforçar campanhas por todo o país em conjunto com estados e municípios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES