Com material didático na mão e muita atenção, cerca de três mil estudantes estiveram presentes na manhã deste domingo (25) na mega revisão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada no Theresina Hall. Faltando pouco mais de um mês para o início das provas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) intensifica a preparação dos estudantes com revisões, simulados e outras estratégias que destacam o Piauí no cenário nacional de aprovações para o Ensino Superior.  

Bruno Cardoso, jovem de 22 anos, aluno do Centro Estadual de Jovens e Adultos (CEJA) Francisco César Araújo, compareceu à grande revisão e recebeu apoio da coordenadora pedagógica de sua escola, a professora Lucileide Silva.  

“Minha preocupação é sempre estar renovando os conhecimentos e procurar aprender mais para a prova. Eu espero que a prova seja ótima e que eu tire a nota máxima. O ensino da minha escola é ótimo, temos vários professores qualificados, nossa coordenadora é maravilhosa, é tudo na minha vida”, disse Bruno que está pensando em cursar Direito ou Pedagogia.

Mais de 3 mil estudantes participam de revisão para o Enem em Teresina (Foto: Divulgação)Mais de 3 mil estudantes participam de revisão para o Enem em Teresina (Foto: Divulgação)Na segunda revisão do Pré-Enem Seduc em Teresina, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir os assuntos e questões mais abordadas na prova com um time de professores qualificados e preparados. Aulas ministradas de forma lúdica, utilizando de paródias, ferramentas tecnológicas e a participação dos próprios estudantes em um momento de muita interatividade. Os conteúdos foram repassados pelos professores Geórgia Soares, com a disciplina de Linguagens; Victor Marcelo, com Ciências Humanas; Caio Breno, com Ciências da Natureza; Fernando Cardoso, com Matemática e Vinícius Freitas, com Redação.

“Não existe um programa que apoie o estudante em preparação, mobilização e reforço como o do Piauí. São 23 ações. A gente tem ações de preparação, de mobilização, de reforço e também de incentivo a levar o estudante no dia da prova, que é o Passe Livre, por conta disso nós somos o estado a ter nos últimos anos a maior taxa de presença no Enem do país”, destacou Viviane Carvalhedo, diretora da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica da Seduc.

Mais de 3 mil estudantes participam de revisão para o Enem em Teresina (Foto: Divulgação)Mais de 3 mil estudantes participam de revisão para o Enem em Teresina (Foto: Divulgação)Mais de 3 mil estudantes participam de revisão para o Enem em Teresina (Foto: Divulgação)Maria Eduarda, de 17 anos, veio para a revisão acompanhada por colegas e professores do CETI Raldir Bastos.  

“Pra mim é um enorme prazer estar participando mais uma vez dessa revisão da Seduc, assim como é muito bom também as revistas que são feitas na escola, aos sábados e durante a semana. Já passamos três anos de pandemia, onde muita gente se preparou e também muita gente perdeu o foco. Também faço as minhas revisões em casa, assistindo videoaula de acordo com os conteúdos que os professores passam durante a semana e os conteúdos que são passados também nas revisões. Participo também do projeto Sala de Aula Online, com a professora Adelaine e outros professores e é bem legal também, porque além da gente ter as aulas na escola, quando chegamos em casa podemos participar de outras aulas”, afirmou a estudante..  

Maria Eduarda também falou da criação de um grupo entre os estudantes da escola, para ajudarem uns aos outros na preparação para o Enem.

“Alguns tem dificuldade, outros entendem mais, aí a gente fez um grupo que se reúne às segundas-feiras, pra tirar dúvida, o que um não entendeu, o outro que entende mais explica e aí a gente vai se ajudando. Esse é um momento de nos unirmos pra lá na frente a gente chegar e ser colegas de profissão, ser amigos e ver que tudo que a gente passou valeu a pena, que independente das crises de ansiedade, independente de qualquer coisa a gente conseguiu”, enfatizou a estudante.  

Mais de 3 mil estudantes participam de revisão para o Enem em Teresina (Foto: Divulgação)Mais de 3 mil estudantes participam de revisão para o Enem em Teresina (Foto: Divulgação)Mais de 3 mil estudantes participam de revisão para o Enem em Teresina (Foto: Divulgação)O professor Adonias Freitas acompanhou seus alunos na revisão e revelou que desde 2018 organiza ações voltadas para a preparação do ENEM.  

“Temos uma preparação sistemática contínua. É importante destacar que nós estamos retomando essas atividades fortalecendo o que está sendo feito em sala de aula agora de forma presencial, porque antes nós estávamos restritos ao contexto virtual e o que nós podemos perceber é que estamos gradativamente chegando a aquela preparação que tínhamos no período pré-pandemia, percebemos que os encontros presenciais estão se intensificando. Estamos realizando também revisões por meio do projeto “Do portão pra fora a gente se resolve” e hoje a participação nesse grande momento de revisão da 21ª GRE acaba por fortalecer os vínculos entre os estudantes, que busca esse reforço na aula presencial, uma revisão que consolida aquele conhecimento que está sendo construído todos os dias”, completou o professor.  

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, cumprimentou a todos e fez um acolhimento especial à Missão de Moçambique que está no Piauí para conhecer a Mediação tecnológica e o Pré-Enem.  

“O estudante da escola pública está ingressando na universidade, pode confiar que vai dar certo. Tenho visto estudantes das nossas escolas ingressando nos cursos de alta concorrência no SISU, PROUNI, FIES, seja Medicina, Direito, Engenharia, Odontologia, Nutrição, Computação, passa para licenciaturas, Matemática, etc. Hoje as vagas públicas das universidades do Piauí são dos estudantes das escolas públicas, isso tem haver com política democrática como Enem, como também as políticas de cotas, mas também pela qualidade hoje que nós temos nas nossas escolas e essa qualidade está comprovada pelo IDEB que trouxe o ensino médio do Piauí entre os dez melhores do Brasil”, enfatizou o secretário.

Ellen Gera concluiu afirmando que ainda existem muitos desafios a vencer, mas os resultados de sucesso são motivadores e todos os indicadores apontam que estamos no caminho certo.  

“Vamos continuar acreditando na educação, continuar estudando, continuar indo para escola, não faltem aula, fiquem juntos aos professores, participem das revisões que eu tenho certeza que o resultado do Enem será o sucesso e com certeza quando vier a nota em janeiro vocês vão comemorar. Eu acredito e tenho orgulho da escola pública”, finalizou.