Mais de 3 mil pessoas disputam 350 vagas de emprego

A Feira de Empregos e Negócios vai até esta sexta-feira

feira | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começou na quinta-feira (29) a 3ª Feira de Empregos e Negócios realizada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF). O evento, que conta com o apoio de diversos órgãos e empresas privadas, ocorre no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), que fica no bairro Ininga, zona Leste da capital. O objetivo geral é promover a intermediação entre as empresas e as pessoas que estão procurando emprego.

Foram 3.600 pessoas cadastradas previamente entregando currículos nos postos de apoio montados nas quatro zonas de Teresina, como Dirceu, Centro de Capacitação do Itaperu, Centro de Capacitação do Parque Brasil, Balcão do Trabalhador e na Igreja de Fátima. Diferente das edições anteriores, este ano o objetivo foi descentralizar os serviços da Fundação Wall Ferraz. Anteriormente, era apenas um local de cadastramento antecipado e atendia entre 800 e 1.000 pessoas.  

José Alves Filho

Durante dois dias, o evento realiza serviços oferecidos pelo Balcão do Trabalhador, como workshops com diversos temas, e ainda o cadastro de reservas para vagas de emprego. O presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, afirmou que os mais de três mil cadastrados disputam as 350 vagas de empregos oferecidas durante a Feira. “A Feira tem o objetivo de aproximar o cidadão e a cidadã teresinense do empregador, que busca mão de obra qualificada. Essa é a principal ferramenta desta Feira”, conta. 

O Sistema Nacional de Empregos (SINE-PI)  possui na Feira um stand que realiza o cadastramento de pessoas para seu banco de dados de empregos, agendamento para emissão de Carteira Profissional (CTPS) e seguro desemprego. “O sistema de intermediação das empresas cadastra as vagas no sistema do Sine e elas ficam disponíveis no site diariamente para quem quiser verificar as vagas que estão lá, tanto para as pessoas com deficiência, quanto para as pessoas sem deficiências. O SINE emite a carteira de trabalho, assim como o Ministério, na Rua Areolino de Abreu, e na Feira realizamos apenas o agendamento no dia marcado para efetuar", disse o diretor do SINE, Daniel Carvalho.

Muita gente compareceu no primeiro dia e as filas logo ficaram grandes. Até mesmo uma família venezuelana aguardava para ser encaminhada. Maurício Sousa, formado em Pedagogia, está desempregado e espera por uma oportunidade na pré-seleção. "É muito satisfatório você ter esse tipo de iniciativa, pois todo mundo sabe que emprego seguro está difícil em meio a tanta crise", expressa. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES