Mais de 30 mães doam leite para ajudar bebês na Evangelina Rosa, em THE

Garantir o estoque de leite tem sido o principal foco do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Maura Porto doa leite excedente e ajuda bebês que precisam do alimento. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o nascimento da pequena Maria Júlia , o espírito maternal da fisioterapeuta Maura Porto não dá conta de fazer o bem apenas à sua segunda filha. Com leite excedente, ela ajuda vários bebês do Piauí com doações para o Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa-MDER e serve de exemplo para outras mulheres reverterem a triste realidade: faltam doadoras.

Além dela, atualmente outras 30 mulheres doam o alimento para crianças que, por nascerem pré-maturas, não conseguem ser amamentadas. Mas não é suficiente. É preciso dobrar o estoque do banco de leite para atender a contento as quase 40 crianças que permanecem diariamente internadas nas UTIs neonatais.

?Sinto-me honrada em ser doadora de leite humano. fico imensamente feliz em saber que meu leite alimenta minha filha e outras crianças que precisam. Sou fisioterapeuta e sei que o leite materno é importantíssimo para o desenvolvimento do bebê, salutar para os prematuros. É uma delícia amamentar e doar leite faz com que eu me sinta mais mãe, mais mulher, mais humana, mais útil?, destaca a fisioterapeuta que já doadora pela segunda vez.

Garantir o estoque de leite tem sido o principal foco do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa. O banco dispõe de uma equipe para orientar as mulheres que estão amamentando e outra para coletar as doações em domicílio. No entanto, apesar de toda estrutura, falta ainda conscientização por parte da sociedade. ?Estamos sempre buscando conscientizar as pessoas de que é possível doar leite porque ainda há desconhecimento. São dois entraves: a falta de conhecimento e de sensibilização? destaca a coordenadora do Banco de Leite, Vanessa Paz.

A nutricionista explica ainda os benefícios que as doações fazem não só para o bebê que recebe, mas para as próprias doadoras. ?É indiscutível os benefícios que o leite humano traz para os bebês, sobretudo, para os prematuros. O que muita gente não sabe é que doar o leite excedente evita muitos problemas nas mamas, como a mastite, causada pelo acúmulo de leite nas mamas?.

DOAÇÕES

Para doar leite, as mães devem ligar para o Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa através do telefone 0800-280-2522 e agendar uma coleta.

Para o procedimento de retirada do leite, basta esterilizar um recipiente de vidro, com tampa de plástico e, com as mãos higienizadas fazer a coleta. Por telefone, a equipe do Banco de Leite orienta como é feita a ordenha.

O material deve ser armazenado no congelador até o recolhimento. Para doar leite materno, a mãe deve estar saudável e não pode estar fazendo uso de medicamento incompatível com a amamentação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES