Mais de 300 presos do PI farão prova do Enem nesta terça e quarta

As provas terão inicio às 13h30 (horário de Brasília)

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) será aplicado, nesta terça (12) e quarta-feira (13), em 1.078 unidades prisionais de 577 municípios brasileiros. Este ano, 313 detentos do Piauí farão a prova do exame que tem grau de dificuldade equivalente ao do Enem regular, realizado em novembro.

As provas terão início às 13h30 (horário de Brasília). No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Redação. No segundo dia, os detentos farão provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Os participantes com idade a partir de 18 anos poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à Educação Superior.

As provas terão inicio às 13h30 (horário de Brasília) (Crédito: Reprodução)
As provas terão inicio às 13h30 (horário de Brasília) (Crédito: Reprodução)

O Enem PPL é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Cidadania (Depen/MJC) e com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo é proporcionar acesso às políticas educacionais e aos programas sociais do governo federal

Pré-Enem PPL

Visando ampliar as oportunidades de educação para pessoas privadas de liberdade, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), desenvolve o Pré-Enem PPL.

O objetivo do projeto é preparar os detentos para o Exame Nacional do Ensino Médio por meio de revisões e aulas preparatórias, que são realizadas por meio do Canal Educação. “Em 2017, a Seduc implantou o Canal Educação em treze unidades prisionais do Estado. Por meio da mediação tecnológica, os detentos assistiram aulas preparatórias durante todo o segundo semestre. Fora as aulas, a secretaria realizou seis grandes revisões preparatórias dentro das penitenciarias. A última será nesta segunda-feira (11), na Casa de Custódia”, informou o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera.

De acordo com a Secretaria da Justiça, cerca de 36,2% dos presos do Piauí estão inseridos em programas educacionais no sistema prisional do Estado e atualmente o percentual correspondente a 1.613 reeducandos. Ainda segundo o órgão, em 2014, apenas 5,1% dos detentos estudavam (164) e, de 2015 a 2017, houve um crescimento de quase 300% no número de pessoas privadas de liberdade estudando nos presídios estaduais.

Reaplicação

Nos dias 12 e 13 também será realizada a segunda aplicação do Enem. No Paiuí, mais de 700 pessoas terão direito à reaplicação, por conta da interrupção do fornecimento de energia em um dos locais de prova.

Para os participantes com direito à segunda aplicação, o cartão de confirmação da inscrição está disponível na Página do Participante. Todos devem consultar o cartão para saber o local de prova, que pode ser diferente do local da primeira aplicação das provas.

Para acessar o local de prova é preciso informar o login e a senha cadastrada na inscrição. Para os participantes que não se lembram da senha cadastrada, o Inep preparou um passo a passo para recuperação da senha, disponível na Página do Participante.

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com