Mais de 36 milhões devem curtir Carnaval em sete destinos da folia

A taxa de ocupação hoteleira dos principais destinos no período ultrapassa os 60%

Rio de Janeiro (RJ) deve movimentar 7 milhões de foliões durante o Carnaval. | MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faltam poucas semanas para o início do Carnaval, mas as expectativas para o setor turístico, durante o período, mostram que a edição de 2020 será de recordes. Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo mostra que a festa deve ser aproveitada por mais de 36 milhões de foliões em seis cidades onde a folia figura entre os grandes eventos do ano, além do Distrito Federal. O destaque vai para São Paulo (SP) que, de acordo com a prefeitura municipal, deve movimentar 15 milhões de pessoas durante os dias de folia.

No Rio de Janeiro (RJ), 7 milhões de foliões devem passar pelos famosos bloquinhos e pelo sambódromo. Destes, 1,9 milhões são turistas de outros estados do país e do mundo. Em Pernambuco, a expectativa é que 3,7 milhões curtam o Carnaval nas famosas ladeiras de Olinda e 1,6 milhão na capital, Recife. Minas Gerais espera que 5 milhões de pessoas aproveitem os dias de festa em Belo Horizonte. Em Salvador (BA) são esperadas 3 milhões de foliões, sendo 854 mil turistas, 6,7% a mais do que em 2019. No Distrito Federal, 1,2 milhão de pessoas devem aproveitar a folia.

Outro item que tem animado o setor turístico é a taxa de ocupação dos hotéis no país. No Rio de Janeiro, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH/Rio) registrou uma taxa de ocupação média de 79%. O índice é maior do que o noticiado no mesmo período do ano passado (74%). Em Brasília também houve crescimento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis do DF (ABIH/DF), o percentual deve subir de 24%, registrado em 2019, para 32%.

Em Pernambuco, são esperadas taxas acima dos 95%. São Paulo deve ter 60% dos seus quartos ocupados pelos foliões. Já na Bahia, Salvador deve atingir 95% de ocupação, com picos de 100% durante a festa. Em Belo Horizonte (MG), são esperados, segundo a ABIH do estado, que 80% dos quartos de hoteis estejam ocupados no período de Carnaval, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca que os bons números trazem ânimo para o setor. “Esses dados só comprovam que o nosso Carnaval é uma das maiores festas populares do mundo e que possui grande potencial turístico para movimentar milhões de brasileiros e estrangeiros pelos destinos do país. Isso anima ainda mais o trade e fortalece as atividades turísticas, gerando emprego e renda para a população”, comentou. (Do MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES