Mais de 40 mil idosos tiraram CNH em 2012 no Piauí

O Detran-PI apresentou levantamento em que mostra que está cada vez mais frequente o número de pessoas da terceira idade que tiram habilitação.

EXPANSÃO | Cada vez mais idosos estão adquirindo a carteira de habilitação no Piauí | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A terceira idade no trânsito é um assunto delicado e que em muitos casos divide opiniões. No entanto, isso não tem intimidado os idosos de Teresina, que têm buscado cada vez com mais frequência tirar sua Carteira Nacional de Habilitação. Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) mostram que, em 2012, 40.048 pessoas com mais de 60 anos de idade tiraram sua habilitação para dirigir.

O diretor de habilitação do Detran, Manoel Filho, comenta que não há nenhuma restrição para que pessoas da terceira idade possam dirigir. ?O processo para conseguir a habilitação é o mesmo de uma pessoa com menos idade.

Ele precisa do aval do médico, que atestará se ele tem ou não capacidade para dirigir e o processo não muda. A pessoa pode ser um jovem ou ter cem anos de idade. Posso até dizer que eles são bons condutores, pois dificilmente nós vemos um idoso se envolvendo em acidentes de trânsito?, pontuou.

Já para quem trabalha em autoescolas, a experiência de lidar com uma pessoa da terceira idade é um pouco diferenciada daquela que eles têm com pessoas mais jovens. O instrutor de autoescolas, João Domingos Lopes Neto, conta que o trabalho realizado com estas pessoas deve ser diferente.

?O comportamento delas é muito variado, depende da pessoa. Algumas pessoas têm mais dificuldade para absorver as dicas que nós damos e os ensinamentos. Além disso, o reflexo dessas pessoas é mais lento do que de um jovem. Mas muitos conseguem acompanhar, apesar de não apresentarem a mesma dinâmica de uma pessoa de menos idade?, disse.

Já o proprietário de uma autoescola da capital, Cícero Sarmento, conta que não trabalha com esse público, justamente por causa desse tratamento diferenciado, que segundo ele é necessário. ?A procura é pouca na minha autoescola e quando eles procuram, nós preferimos não matriculá-los, porque eles necessitam de um tratamento diferenciado?, argumentou.

Segundo dados do Detran, em 2012, o número de idosos que tiraram sua habilitação foi maior do que 2011, quando foram registrados 38.943 pessoas com mais de 60 anos de idade buscando o documento. Quando analisado por sexo, percebe-se que os homens idosos procuram mais do que as mulheres. Em 2012 foram 33.083 homens e apenas 6.965 mulheres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES