Mais de 5 mil estudantes participam do Corujão da Vitória em THE

A maratona encerrou as atividades do Pré Enem Seduc na capital

A poucos dias da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais de cinco mil de alunos da rede estadual, escolas particulares de Teresina e cidades vizinhas organizaram caravanas para acompanhar a última revisão preparatória, o Corujão da Vitória, que aconteceu na noite desta quarta (01) e madrugada de quinta (02), no Theresina Hall.

Com mais de 10 horas de aulas, a maratona encerrou as atividades do Pré Enem Seduc  na capital. O Programa , realizado pela Secretaria Estado da Educação (Seduc), promoveu em 2017 seis grandes revisões em Teresina ,  17 no interior, além de atender milhares de alunos de todo o Estado, por meio de transmissões ao vivo pelo Canal Educação, TV aberta e rádio.


"Uma das prioridades da Seduc com relação às revisões para o Enem, foi a democratização do ciclo de atividades. Queremos obter melhores resultados na educação como um todo e, para isso, ampliamos o acesso às aulas com as Revisões Itinerantes, que passaram por vários municípios do Piauí. Incentivamos o uso do aplicativo Pré-Enem Seduc, que permite aos alunos reforçar o conteúdo da sala de aula, com vídeos aulas e esse ano, trouxe mais uma novidade que é a redação online, onde os estudantes enviavam suas redações pelo aplicativo e as recebiam corrigidas. Nos esforçamos durante todo esse ano para que os alunos tenham condições de realizar uma boa prova", explicou a secretária de Educação, Rejane Dias, através de um vídeo exibido durante a abertura do evento.

Presente em todas as revisões de Teresina e do interior do Estado, a professora de Linguagem Hildalene Pinheiro avaliou o Pré-Enem Seduc. "Uma das grandes preocupações da secretária Rejane Dias sempre foi  fazer com que os estudantes do interior tivessem a mesma oportunidade que os alunos de Teresina. Esse ano, as revisões foram realizadas nas 17 Gerencias Regionais. A cada evento tínhamos a participação de 4 mil alunos na capital e mais de mil no interior. Se contarmos com os estudantes que assistiram as aulas transmitidas pelo Canal Educação, TV aberta e rádio chegamos a 100 mil alunos. Como sempre diz a secretária, o Pré-Enem conseguiu democratizar o ensino. Tenho certeza que nossos alunos estão preparados para a prova que acontece nesse e no outro domingo", destacou.

"A Seduc escalou os melhores professores para revisar os conteúdos com os alunos. Nessa reta final é importante relembram o que foi repassado durante todo ano, receber novas dicas, bizus, técnicas de relaxamento e concentração", lembrou professor Wellington Soares, coordenador do Pré-Enem.

Como nas demais revisões já realizadas, o material com conteúdo de todas as disciplinas foi distribuído gratuitamente, assim como o lanche nos intervalos, além das atividades recreativas. O Corujão contou, também, com uma equipe multiprofissional que ficou à disposição para os alunos durante a madrugada."Temos aqui profissionais de nutrição, psicólogos, fisioterapeutas e massagistas. Cada um deles passou dicas importantes para que os alunos estejam preparados também física e psicologicamente no dia da prova", explica Ellen Gera, superintendente de Ensino Superior da Seduc.

Muitas escolas do Estado mobilizaram os alunos para acompanhar o Corujão da Vitória, o CETI Didácio Silva, foi uma delas. O diretor Alberto Machado comentou a importância das revisões aliadas ao trabalho desenvolvido na escola.

"Este momento é importante, para que nessa reta final os alunos possam tirar dúvidas. No CETI Didácio Silva, além das grades de aulas normais , de tempo integral,  tivemos aulas extra de todas as disciplinas, aulas de redação, realizamos simulados, palestra sobre orientação vocacional, participamos de todas as revisões . Incentivamos nossos alunos a baixar e assistir aulas pelo aplicativo. Trabalhamos o ano inteiro para que eles possam obter êxito", concluiu.

Isadora Mayrlla, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Didácio Silva ainda esta em dúvida sobre a curso que vai escolher, mas ,independente da escolha,  acredita que é importante estar preparada. "A revisão é uma oportunidade para que a gente possa ter mais conhecimento, além de ajudar bastante na fixação de alguns conteúdos que são mais difíceis. Quero obter uma pontuação que me dê possibilidade de passar para qualquer curso. Por isso, sempre participo das revisões, por que as dicas e bizus repassados pelos professores são extremamente importantes para gente que tem tanta coisa para estudar", comenta Isadora.

Vindo em uma caravana de  Parnarama (MA), o professor Lucas Veloso elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação do Piauí. "No Maranhão, infelizmente, não temos um programa como esse que ajuda a preparar os estudantes para o vestibular. Ficamos sabendo do Pré-Enem através das redes sociais , reunimos um grupo de 45 estudantes e alugamos um ônibus para trazer os alunos para assistir as aulas. Os estudantes da rede pública do Piauí tem muita sorte de poder contar com um programa como esse durante sua preparação para o Enem", ressaltou.

Reta Final

Na campanha Reta Final, estudantes da capital e do interior terão acesso gratuito ao sistema de transporte coletivo para irem até seus locais de prova. A campanha Passe Livre, uma ação da Seduc em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), disponibilizou  passes estudantis para os alunos do 3º ano da rede pública estadual, que moram em Teresina, para que estes possam trafegar gratuitamente no transporte público da capital, nos dias de aplicação das provas do Enem.

Para os alunos do interior, nos municípios que não contam com transporte público, a secretaria disponibilizará transporte escolar para garantir que os estudantes também tenham condução gratuita.

Fonte: Com informações da Seduc
logomarca do portal meionorte..com