Mais de 500 mil pessoas sofrem com falta de água no Piauí

Mais de 500 mil pessoas sofrem com falta de água no Piauí, afirma Defesa Civil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secret?rio Estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro, afirmou que mais de 500 mil piauienses est?o sofrendo com a falta de ?gua na regi?o semi-?rido do Estado, a declara??o ganhou repercuss?o nacional com mat?ria publicada pelo Portal Terra.

No Estado, 116 dos 223 munic?pios decretaram estado de emerg?ncia devido ? seca. As perdas agr?colas chegam a 90% e tamb?m h? morte de animais no Piau?. Na pr?xima sexta-feira, o ministro da Integra??o Nacional, Geddel Vieira Lima, estar? desembarcando em Teresina para participar de semin?rio da Defesa Civil.

Os prefeitos prometem "cobrar" do ministro provid?ncias, j? que o governo n?o liberou recursos para os carros-pipas, que s?o as ?nicas fontes de abastecimento de ?gua para as fam?lias. Na distribui??o de cestas de alimentos, apenas quatro munic?pios foram contemplados.

O secret?rio Fernando Monteiro disse que aproveitar? a vinda do ministro ao Piau? para entregrar em m?os os processos dos 64 munic?pios homologados pelo governo do Estado. Ele disse que "todo dia tem munic?pio decretando situa??o de emerg?ncia".

"Como n?o estamos mais na estiagem, mas no per?odo da seca propriamente dita, a estimativa ? que at? o final do ano cerca de 150 a 170 munic?pios enfrentar?o a falta de ?gua", afirmou Fernando Monteiro.

A previs?o do assessor especial da Defesa Civil, Expedito Soares Cavalcante, que coordena os processos de reconhecimento de emerg?ncia, ? que se n?o houver socorro ?s v?timas at? agosto, as aulas nas escolas p?blicas da zona rural ficar?o comprometidas.

"A estimativa ? a situa??o piorar, e no m?nimo em dois meses os reservat?rios estar?o secos e pode faltar ?gua at? mesmo para o consumo humano", alertou Expedito Cavalcante. "A previs?o ? que at? final de novembro n?o haver? chuvas", completou o assessor. As regi?es mais castigadas s?o dos munic?pios de S?o Raimundo Nonato, Simpl?cio Mendes, Picos, al?m da regi?o sul do Estado.

Para o governo federal foi solicitado recursos da ordem de R$ 3,1 milh?es para ajudar no abastecimento de ?gua em 108 munic?pios. Por?m, at? agora, nenhuma verba foi liberada. Os carros-pipas est?o sendo mantidos com recursos das prefeituras municipais.

"O governo federal ainda n?o liberou nenhum dinheiro para os carros-pipas. Vamos aproveitar a vinda do ministro para cobrar e mostrar a situa??o dos munic?pios. A garantia que o governo do Estado est? dando ? que todos os munic?pios que est?o com perda agr?cola acima de 60%, e que justifiquem o decreto de situa??o de emerg?ncia, todos, est?o sendo homologados", garantiu o secret?rio da Defesa Civil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES