Mais de um terço das pessoas não sabe quais alimentos contém fibras

Pesquisa IBOPE revela desconhecimento da população em relação ao consumo de alimentos fontes de fibras

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo de fibras alimentares tem papel fundamental na manutenção da saúde e no bom funcionamento do intestino2;3. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão diária de fibras deve ser superior a 25g por dia. A pesquisa “O Consumo de Fibras no Brasil”, encomendada pela marca FiberNorm e conduzida pelo IBOPE Inteligência via internet, aponta que 70% dos entrevistados consideram ter uma alimentação saudável e 78% afirmam consumir fibras no dia a dia. Por outro lado, o estudo mostra que um terço dos que dizem ter uma alimentação saudável, não tem o hábito de consumir fibras. Este contrassenso entre o que se diz e o que realmente é praticado pode ser explicado pela falta de informação.

Segundo os entrevistados que dizem não consumir fibras (22%), a falta de conhecimento é a maior razão para a não ingestão (39%), seguido de outros 30% que acreditam que a adição de fibras pode deixar a alimentação cotidiana mais cara. Ainda consta entre os motivos listados a falta de tempo, para 22% dos respondentes, não gostar do sabor dos alimentos para 12% e, por fim, 6% que não consideram a ingestão das fibras alimentares como algo necessário¹.

“A maioria das pessoas acredita que tem uma boa alimentação, porém quando analisamos a dieta, vemos que existe uma falta de equilíbrio no prato. É preciso entender que entre as substâncias essenciais para o nosso corpo, as fibras alimentares merecem destaque especial, já que trazem mais densidade nutricional e, principalmente, proporcionam uma sensação de bem-estar e saciedade. Além disso, as fibras, que podem ser solúveis e insolúveis, estão diretamente ligadas ao bom funcionamento do intestino e consequentemente do nosso organismo como um todo”, explica a nutricionista Marcia Daskal.

Como aumentar o consumo de fibras no dia a dia

Na pesquisa foram levantadas algumas barreiras para o consumo: a falta de conhecimento dos alimentos fontes de fibras, o possível encarecimento da dieta, a falta de tempo, não gostar do sabor dos alimentos e, até mesmo, não considerar importante a ingestão de alimentos ricos em fibras¹.

Para modificar este cenário, a nutricionista Marcia Daskal elenca alguns hábitos e alimentos que podem auxiliar no aumento do consumo das fibras na dieta, de maneira acessível e que atenda todos os gostos:

 

- Consumir mais vegetais como legumes e folhas crus, cozidos ou refogados;

- Incluir vegetais variados, que são ricos em fibras, nas receitas diárias. Abobrinha, alho-poró e cogumelos, por exemplo, ficam ótimos em recheios de tortas e panquecas, brócolis e ervilha podem dar um colorido ao arroz e o picadinho ganha um sabor especial com mandioquinha e cenoura;

- Frutas como maçã, pera, ameixa e uva podem ser ingeridas com casca; assim como vegetais como nabo, rabanete, pepino e batata;

- Evite coar sucos desnecessariamente;

- Acrescentar aveia e farinhas de sementes (ex. linhaça) nas refeições, substituindo a farinha das receitas, ou até mesmo para polvilhar em frutas e iogurtes;

- Preferir as versões integrais dos alimentos, em vez daqueles feitos com farinha branca, como pão, arroz, macarrão e biscoitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES