Mais escolas retornam aulas presenciais em Teresina e no interior do Estado

Monitoramento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) visa garantir a segurança da comunidade escolar

Mais escolas retornam aulas presenciais em Teresina e no interior do Estado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As aulas presenciais na rede pública de ensino do Piauí voltam gradativamente nas escolas de Teresina e do interior do Estado. Desde a semana passada, os alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental retornam às salas de aula com o monitoramento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com vistas a garantir a segurança da comunidade escolar.

Uma das escolas que retornou com aulas presenciais, nesta segunda-feira (16), foi o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dona Maria Antonieta, localizado em Valença do Piauí.  Alunos do 9°ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio retornam com sistema híbrido, promovendo o rodízio de alunos nas dependências escolares semanalmente.

As aulas presenciais na rede pública de ensino do Piauí voltam gradativamente nas escolas - Foto: Ascom

Retornamos com muita responsabilidade e compromisso, obedecendo todos os protocolos de biossegurança. Que Deus nos abençoe e proteja nesse momento e nos dê coragem para levar à frente a bandeira da educação de qualidade. Agradecemos a gerente, Kátia Leite, e a equipe da 7ª GRE pelo apoio; as bioquímicas Tayrinny – coordenadora do Centro da Covid de Valença do Piauí, e Fabíola Lopes – coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização pela palestra proferida com o tema: protocolos de segurança em escolas durante a pandemia de Covid 19. Agradecemos também aos nossos guerreiros professores, que mesmo angustiados, ansiosos e preocupados estão retornando com muita garra, coragem, determinação, fé e esperança”, destaca a diretora da escola, professora Elisângela Melo.

A estudante da 3ª série do Ensino Médio, Alice de Oliveira Alves, revela que todos foram instruídos sobre as medidas de segurança e orientados pela gestão e por profissionais de saúde.

“O retorno das aulas presenciais foi impecável, como esperado. A escola muito acolhedora recebeu os alunos perfeitamente, seguindo todas as restrições de fora a dentro. Todos os ambientes estão muito bem protegidos e com as medidas de higienização. A Gestão está de parabéns”, afirma a aluna.

O CETI tem 480 alunos, dos quais 400 retornam de forma híbrida. Após as boas vindas e palestra, aconteceu um momento ecumênico com o coordenador e diácono Francisco Rogério.

Por meio do Monitoramento em Foco, a Seduc avalia as escolas quanto às adequações referentes aos protocolos sanitários, visando um retorno seguro ao chão da escola. Seguindo as orientações determinadas pela ação, cada escola seguirá diretrizes gerais para que sejam respeitados os protocolos, além de dar autonomia aos gestores para organizar as turmas de acordo com a consulta à comunidade escolar.

Já no município de Regeneração, a Escola Agrícola do DNOCS retorna presencialmente com as modalidades de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), num total de 341 alunos.

“Hoje nossa escola está completando 43 anos e para nós foi um presente de Deus voltar ao Chão da Escola, obedecendo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. Ver o sorriso estampado no rosto de cada aluno é uma alegria imensa para nós”, enfatiza a diretora Marizete Guimarães.

 O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Paulo Machado de Resende também iniciou as aulas híbridas hoje. Localizado no Vale do Gavião, em Teresina, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio voltaram pela primeira vez ao espaço escolar após mais de um ano longe da escola. A volta aconteceu após a consulta aos pais e responsáveis quanto ao interesse pela opção do retorno das aulas no modelo presencial, seguindo a devolutiva deles, como relata o diretor Laercio Castelo Branco.

“Foi preciso que fizéssemos toda uma adaptação da escola e estamos atendendo a todos os protocolos, desde a entrada, onde os estudantes podem realizar a higienização nas pias, com sabão e papel toalha, além de dispensadores de álcool, medição da temperatura. Ou seja, todos os protocolos estão sendo atendidos conforme as orientações. Após este primeiro momento do retorno, iremos analisar o que mais podemos adaptar de forma que os nossos alunos possam estar seguros e para que os pais também comprovem o retorno”, finaliza o diretor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES