Maksoud Plaza, hotel ícone de SP, fecha as portas após 40 anos de atividade

O hotel operava com 20% da capacidade e não resistiu aos prejuízos financeiros provocado pelo fechamento devido a pandemia.

Maksoud Plaza, hotel ícone de SP, fecha as portas após 40 anos de atividade | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O hotel Maksoud Plaza, localizado na Bela Vista, no Centro da capital paulista, fechou definitivamente as portas nesta terça-feira (7) após 42 anos. As informações são do g1.

O hotel operava com 20% da capacidade e não resistiu aos prejuízos financeiros provocado pelo fechamento durante o período mais crítico da pandemia de coronavírus.

Segundo a HM Hotéis, administradora do Maksoud e a Hidroservice Engenharia, controladora do hotel, os últimos hóspedes deixaram a unidade ao meio-dia desta segunda (6). Os demais clientes que tinham reservas futuras serão reembolsados.

Maksoud Hotel em SP pede recuperação judicial — Foto: Reprodução/redes sociais 

A HM Hotéis diz que prosseguirá no segmento de hospitalidade, utilizando a marca Maksoud Plaza. A empresa busca parceiros para um projeto com a marca em um novo endereço.

Nesta terça, foi iniciado o processo de desmontagem do espaço. A empresa tem até o dia 31 de dezembro para entregar o prédio.

Recuperação Judicial

No ano passado, por conta das dívidas, a administradora do Maksoud e a Hidroservice Engenharia entraram com um pedido de recuperação judicial avaliado em R$ 81 milhões, excluindo as dívidas tributárias, junto à Justiça de São Paulo.

Com a recuperação judicial, as empresas conseguiram reduzir e alongar o prazo de pagamento das dívidas, utilizando-se de imóveis que compunham o patrimônio do grupo.

As dívidas incluídas na recuperação foram reduzidas pela metade e parceladas para pagamento em até 23 anos – com exceção dos créditos trabalhistas, que serão pagos em até 12 meses.

O grupo também renegociou outros débitos herdados pela HM Hotéis que não estavam incluídos no processo, como dívidas tributárias.

Maksoud Plaza estava avaliado em R$ 140 milhões — Foto: Diogo Moreira/Futura Press/AE 

O endividamento fiscal federal total do grupo foi reduzido em mais de 60% e o saldo remanescente parcelado em até 10 anos.

No caso do hotel, o prédio e seu terreno foram arrematados em 2011, em leilão da Justiça do Trabalho, para pagar dívidas trabalhistas do grupo.

O leilão, porém, foi suspenso pela Justiça, e as partes entraram em acordo para encerrar a disputa judicial. O grupo seguirá com a marca, mas o prédio deverá ser entregue até o final do ano.

Maksoud Hotel Plaza pediu recuperação judicial; juiz ainda irá decidir — Foto: Redes sociais/reprodução 

Sobre o Maksoud Plaza

Inaugurado em 1979, o hotel foi o primeiro cinco estrelas da cidade. O edifício foi um dos primeiros do país a ter atrium lobby e elevadores panorâmicos. Em 1981, Frank Sinatra apresentou-se no Salão Nobre do hotel.

O Maksoud Plaza hospedou os príncipes Rainier e Albert, de Mônaco, a primeira-ministra da Grã-Bretanha, Margareth Thatcher, os Rolling Stones, Ray Charles, a atriz francesa Catherine Deneuve e o diretor espanhol Pedro Almodóvar, entre tantos outros.

Nos anos 1980 e 1990, o 150 Night Club foi uma das casas de espetáculos mais disputadas do Brasil. Músicos como Tom Jobim, Julio Iglesias, Bobby Short, Alberta Hunter, Etta James, Billy Eckstine, Buddy Guy e Dorival Caymmi fizeram shows memoráveis no local.

Em 2015, o Frank Bar foi inaugurado e que entrou na lista dos melhores bares do mundo, segundo a World's 50 Best Bars.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES