Manaus recebe carga com 70 mil metros cúbicos de oxigênio de Belém

Carga chegou à capital por meio de balsas, na madrugada deste sábado (16). Governo diz que nova remessa garante “retomada do equilíbrio”.

rty | dfy
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Manaus recebeu uma carga de 70 mil metros cúbicos de oxigênio na madrugada deste sábado (16), vinda por meio de balsas da cidade de Belém no Pará. De acordo com o Governo do Amazonas, a remessa deve garantir a "retomada do do equilíbrio do abastecimento da rede de saúde do estado para os próximos dias". As informações são do G1. 

O avião que buscaria vacinas na Índia vai levar mais uma carga de oxigênio a capital amazonense ainda neste sábado. O voo deve partir às 14h de Campinas, no interior de São Paulo. A quantidade de insumo que será transportado ainda não foi informado.

Com aumento recorde de internações por Covid-19, a rede hospitalar entrou em colapso em Manaus: unidades ficaram superlotadas e, sem oxigênio, pacientes morreram asfixiados. A demanda diária por oxigênio chegou a ser quase três vezes maior do que os fornecedores locais conseguiam produzir. Na quinta-feira (14), o déficit diário era de cerca de 48 mil metros cúbicos. O governo ainda não informou qual é a situação do consumo neste sábado.

Oxigênio chegou a Manaus por meio de balsas, na madrugada deste sábado (16). — Foto: Reprodução


Até esta sexta-feira (15), em todo o estado, mais de 6 mil pessoas morreram por complicações da Covid-19. Manaus voltou a bater o recorde diário de enterros, e registrou 213 sepultamentos apenas nesta sexta. Conforme o governo, o oxigênio que chegou em balsas neste sábado foi adquirido pela fornecedora White Martins e já começou a ser distribuído nos hospitais.

Uma força-tarefa foi montada pelos governos estadual e federal, além de diversos outros órgãos e doadores, para enviar oxigênio para a cidade ao longo da semana. Aviões das Forças Armadas enviaram 5 mil metros cúbicos para hospitais de Manaus nesta semana, segundo nota do Ministério da Saúde. A capital também recebeu cargas de oxigênio e doações de diversos estados e artistas, como Whindersson Nunes e Gusttavo Lima.

"Hoje nós temos um aumento significativo, extraordinário. Em menos de 15 dias, passamos de 15 mil m³ para 75 mil m³, superando a capacidade que o fornecedor tinha de produzir oxigênio", disse o governador Wilson Lima à GloboNews, nesta sexta.

Fila por oxigênio

Uma fila enorme de familiares de doentes que precisam de oxigênio se formou nesta sexta-feira (15), em frente à White Martins em Manaus. A empresa é a principal fornecedora do produto na cidade. Hospitais da capital amazonense não têm o gás, o que fez com que as pessoas tentassem, por conta própria, encher cilindros de oxigênio para ajudar parentes internados.mMuitas pessoas também buscam o produto por terem familiares, em casa, com outras doenças que dificultam a respiração.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES