Manicure em coma volta a chorar ao ouvir falar dos filhos no hospital

Mãe visitou a filha de 24 anos na UTI da Casa de Saúde nesta quinta-feira. Manicure sofreu complicações durante cirurgia de lipoaspiração há dez dias

Nayara (à direita) com a amiga que a incentivou em Descalvado a realizar a lipo | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A manicure de 24 anos que teve uma parada cardíaca seguida de complicações durante uma lipoaspiração em Descalvado (SP), no último dia 7, voltou a chorar na manhã desta quinta-feira (17) após receber a visita da mãe na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde de São Carlos (SP). Uma junta médica contratada pela família constatou na noite desta quarta-feira (16) que a paciente não teve morte cerebral.

A notícia emocionou a família e deixou a mãe ainda mais confiante na recuperação, principalmente após ver os olhos da jovem lacrimejarem. ?Eu disse: filha, os seus filhos estão chamando por você. Você precisa melhorar para que a gente possa batizar o Kauê. Você precisa voltar, precisa acordar. Então escorreu uma lágrima?, conta a mãe Lucimara Francischini, que se emocionou. ?Eu chorei junto, a abracei, a beijei e pedi para Deus levantar essa menina?.

Nayara Cristina Patracão permanece ligada a aparelhos, o que mantém sua respiração e batimentos cardíacos. A jovem realizou uma cirurgia para a retirada de gordura na região das costas, mas sofreu complicações durante o procedimento. Segundo o cirurgião plástico responsável pela operação, Vicente de Paula Ciarrochi Júnior, ela teve um mal súbito.

Transferida para São Carlos, a manicure chegou a ser diagnosticada com morte cerebral, afirma a família. ?No domingo (14), eu estava aqui e me chamaram na UTI. O médico me disse que ela estava caminhando para a morte cerebral. O doutor Francisco Mário de Carvalho [neurocirurgião] ligou na minha casa no domingo à noite e falou que eles estariam fazendo todos os exames, como tomografia, e que o edema dela aumentou muito em vez de regredir. Perguntei se era caso de uma cirurgia, e ele falou que estudariam o caso. Ele falou que ela estava em morte cerebral e que não tinha mais o que fazer?, relata a mãe.

O neurocirurgião mantém a posição de não comentar o assunto por questão de ética médica.

Segunda avaliação

Indignada com o diagnóstico, a mãe da manicure decidiu ir atrás de uma segunda avaliação de um especialista. Na noite desta quarta-feira, a junta médica contratada pela família descartou a morte cerebral após realizar alguns exames na unidade hospitalar.

Os médicos contaram para a família que a jovem tem um edema que provocou um inchaço do cérebro. ?Ela tem uma lesão importante no córtex cerebral, que é a parte mais externa do cérebro, por causa da baixa oxigenação que ela teve, mas o tronco cerebral ainda tem preservação de reflexos?, explica o cardiologista Vander Rogério Vieira, amigo da família que esteve na Casa de Saúde para conversar com a equipe que acompanha o caso de Nayara.

Para os médicos, o período mais crítico já passou. ?Ela está tendo reflexos, ela está tossindo, como me passaram pela manhã, então ainda temos uma esperança. A cidade de Descalvado está em oração por ela. Eu tenho fé que está todo mundo pedindo para Deus ter misericórdia dela. Não vejo a hora de parar o carro aqui e levar ela embora?, conta a mãe.

Presente de Natal

A lipoaspiração foi um presente de Natal de Lucimara para Nayara que tem dois filhos, uma de 4 anos e outro de 8 meses. Segundo a mãe, a gestação provocou estrias no corpo da filha, que tinha vergonha de usar biquínis. ?Faço tudo o que posso pelos meus filhos. A Nayara queria muito a cirurgia porque estava com a barriga grande devido às cesáreas. Isso iria melhorar sua autoestima?, afirma.

Lucimara afirmou que a filha nunca teve problemas de saúde. Para ela, é difícil aceitar que a operação tenha dado errado. ?Eu tenho muita fé de que esse quadro irá se reverter e a certeza de que Deus fará um milagre na vida dela. Se ela se for, o meu coração para junto?, diz emocionada.

A mãe afirmou que não medirá esforços para salvar a vida da filha. ?Tenho esperança que ela irá acordar?. Ela disse ainda que os dois netos a ajudam ter forças nesse momento.

?É o que me motiva também a correr atrás das coisas. Mas não é fácil. A menina de 4 anos já perguntou: Vó, a mamãe não vai morar com Deus, né? Porque se ela for, será que eu posso ficar com ela lá? O que a gente vai responder para uma criança dessa idade??, questiona a mãe.

Infração ética

O cirurgião plástico Vicente de Paula Ciarrochi Júnior, responsável pela cirurgia, também esteve no hospital para avaliar a paciente. Ao chegar, ele conversou com a mãe da manicure e entrou para o centro clínico.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) abriu processo administrativo na terça-feira (15) e apura se houve alguma infração ética por parte do profissional, que acredita em uma fatalidade. Segundo ele, a cirurgia ocorreu normalmente e não há um diagnóstico que justifique a parada cardíaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES