Manifestantes protestam contra morte de João Alberto em vários estados

Protestos foram convocados em todo o Brasil nesta sexta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, contra o assassinato de João Alberto Silveira Freitas.

Carrefour | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Protestos foram convocados em todo o Brasil nesta sexta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, contra o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, um homem negro que morreu após ser espancado nas dependências do supermercado Carrefour, no bairro Passo D’Areia, na zona norte de Porto Alegre. O caso ocorreu na noite desta quinta-feira, 19.

Em São Paulo

Manifestantes se reúnem na tarde desta sexta-feira (20) no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, para a realização da 17º Marcha da Consciência Negra, onde pedem também justiça para João Alberto. A manifestação começou por volta das 16h. Os manifestantes devem se dirigir à unidade do Carrefour da Rua Pamplona, no bairro dos Jardins, região central de São Paulo.

Manifestantes pedem justiça por João Alberto durante manifestação nesta sexta-feira (20), em São Paulo — Foto: LEO ORESTES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Manifestantes pedem justiça por João Alberto durante manifestação nesta sexta-feira (20), em São Paulo — Foto: LEO ORESTES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

A manifestação foi convocada por organizações do movimento negro e tem o tema Vidas Negras Importam.

O ato na capital paulista também pede justiça pela vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada no Rio de Janeiro em março de 2018, além de lembrar a violência sofrida pela população negra nas periferias do Brasil.

LEIA MAIS: 

Famosos se manifestam após assassinato de homem negro no Carrefour

- Saiba quem é o homem negro espancado até a morte no Carrefour

- Mulher diz que tentou ajudar João Beto e foi impedida

Manifestantes fazem ato em SP pedindo justiça para João Alberto durante 17ª Marcha da Consciência Negra nesta sexta--feira (20) — Foto: Divulgação

Manifestantes pedem justiça a João Alberto durante ato no Masp nesta sexta-feira (20) — Foto: Reprodução/Twitter

No Rio de Janeiro

Um grupo fez um protesto em frente a uma unidade do supermercado Carrefour na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na tarde desta sexta-feira (20).

A manifestação foi pacífica, com faixas como "Parem de nos matar!" e "Sem Justiça, Sem Paz", usadas em protestos do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) nos Estados Unidos.

Grupo faz protesto em frente ao Carrefour no Rio de Janeiro após a morte de homem negro em Porto Alegre — Foto: Twitter/Marcelo Adnet

Os manifestantes também circularam dentro do supermercado com palavras de ordem e pedindo o fechamento do Carrefour.

Manifestantes pedem o fechamento do Carrefour — Foto: Felipe Farias/TV Globo

Em Porto Alegre

Um grupo de pessoas protestou, na tarde desta sexta-feira (20), em frente a unidade do Carrefour, em Porto Alegre, onde Joãao Alberto foi espancado e morto por dois homens brancos que faziam a segurança do local. 

Grupo protestou contra morte de homem negro que foi espancado por seguranças, em Porto Alegre. — Foto: Matheus Beck/G1

Grupo segura cartazes 'Vidas Negras Importam', em Porto Alegre. — Foto: Matheus Beck/G1

Grupo esteve concentrado na unidade onde crime aconteceu, em Porto Alegre. — Foto: Matheus Beck/G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES