Mãos e Obras capacita timonenses à realizar de ligações intradomiciliares

O projeto oferece curso gratuito de Instalador Hidráulico para 45 homens e mulheres, com o objetivo de focar em ligações intradomiciliares de esgoto.

Mãos e Obras capacita timonenses à realizar de ligações intradomiciliares | Reprodução/Águas de Timon
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Timon está passando por uma nova fase de investimentos em saneamento básico. Com mais de 130 km de rede de esgoto restaurada e instalada, a Águas de Timon está implementando medidas para encorajar os moradores a conectar suas residências à rede de esgoto. Um dos projetos mais recentes é o Mãos e Obras, que é um programa social que oferece um curso gratuito de Instalador Hidráulico para 45 homens e mulheres, com o objetivo de focar em ligações intradomiciliares de esgoto.

Inicialmente, o projeto ofereceu aulas teóricas com conceitos básicos de saneamento na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente, os alunos estão participando de aulas práticas, onde podem aprender na prática como realizar a ligação intradomiciliar. Em parceria com a Prefeitura de Timon, a concessionária escolheu 14 creches e escolas municipais situadas em bairros onde já há rede de esgoto para efetuar as adaptações internas necessárias a fim de conectar os imóveis à rede.

O projeto está intrinsecamente ligado à atual etapa do processo de saneamento básico em Timon, que exige que os imóveis sejam conectados à rede de esgoto e, em alguns casos, que sejam feitas reformas internas. Os profissionais que estão sendo capacitados estarão aptos a realizar essas adaptações internas, o que vai criar um grupo de especialistas disponíveis para realizar um trabalho de qualidade e gerar renda para os membros do projeto.

Os estudantes estão satisfeitos em poder colaborar para o desenvolvimento do saneamento básico da cidade e também em adquirir novas habilidades profissionais. “Estamos aprendendo muito sobre como funciona o esgotamento sanitário e como realizar a conexão à rede. É muito gratificante poder participar desse projeto e agora contribuir com a conexão destas escolas que são essenciais para jovens timonenses. Estamos animados em poder proporcionar bem-estar para a nossa cidade”, afirma Elizangela Mendes, aluna do projeto Mãos e Obras.

Segundo a prefeita de Timon, Dinair Veloso, o projeto é um grande avanço para a cidade. “Em nossa parceria com a Águas de Timon buscamos sempre trazer benefícios para a população em geral, mantendo um bom diálogo entre empresa e população e levando adiante o projeto de melhoria do saneamento básico do nosso município e esse é um resultado que alcançamos alinhando educação e saneamento básico’’, destaca a prefeita.

“Ações como essa refletem o compromisso da concessionária em proporcionar treinamento combinado com a realidade de saneamento do município. Vamos formar pessoas para fazer um serviço necessário para que as casas se conectem à rede de esgoto que implantamos e recuperamos ao longo do ano passado. A mão de obra especializada ficará à disposição da população e as pessoas treinadas terão a oportunidade de ter um incremento na renda”, destaca o gerente de Operações da concessionária, Guilherme Coeli.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES