Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Maranhão faz expansão de leitos exclusivos para Covid-19 em Santa Inês

Atendimento no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês

Maranhão faz expansão de leitos exclusivos para Covid-19 em Santa Inês
Atendimento no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês | Divulgação
Compartilhe

O Governo do Maranhão continua trabalhando na ampliação do número de leitos em todas as regiões do estado para tratamento do novo coronavírus. Para expandir a capacidade de atendimento aos pacientes com a Covid-19 na região de Santa Inês, por exemplo, o poder público estadual está investindo no Hospital Macrorregional Tomás Martins. A proposta é transformar o hospital, que já atende casos de Covid-19 e possui um ambulatório especializado, em uma unidade exclusiva para tratamento de diagnosticados com o novo coronavírus. 

O Macrorregional de Santa Inês opera, atualmente, com 44 leitos clínicos e 16 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 60 leitos para atendimento a pacientes com o novo coronavírus. Com a reestruturação da unidade de saúde, serão disponibilizados um total de 98 leitos exclusivos para casos da Covid-19, sendo 66 de enfermaria e 32 de UTI.

“Com a ampliação da capacidade de atendimento, o Hospital Macrorregional de Santa Inês passará a ser mais uma unidade para atendimento exclusivo a casos da Covid-19 no estado. Para isso, estamos reestruturando a unidade de saúde que, hoje, já conta com um ambulatório especializado para atendimento dos casos leves que apresentem comorbidades”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O diretor-geral do Hospital, Erick Bringel, explica que, com a ampliação dos leitos, a unidade será referência no tratamento da doença para 20 municípios da região. “Todos esses municípios já têm uma referência quando se trata de atendimento aos casos do novo coronavírus. A tendência agora é que os casos aumentem na nossa região, por isso estamos redobrando a assistência e fortalecendo o trabalho já realizado pelo hospital”, afirma.

O Governo do Estado está ampliando a rede destinada ao tratamento ambulatorial e hospitalar dos pacientes com Covid-19. Além de Santa Inês, investimentos foram e estão sendo realizados em municípios como Pinheiro, Bacabal, Coroatá, Chapadinha, Timon, Presidente Dutra, Balsas, Imperatriz, Peritoró, Barreirinhas, Açailândia, Caxias, Colinas e Timbiras. 

Ambulatório

Já está em funcionamento, desde o último sábado (23), também no Hospital Macrorregional Tomás Martins, o ambulatório exclusivo para pacientes da Covid-19. O local conta com recepção, setor de triagem e classificação de risco, consultórios médicos e posto de enfermagem, onde pacientes com o quadro leve da doença que apresentam comorbidades têm acesso a consultas e exames laboratoriais, além de raio-x, tomografia e medicações para continuar o tratamento em casa, com o devido acompanhamento médico.

O motorista Genivaldo Moura é morador de Santa Inês e elogia a rapidez no atendimento. “Gostei muito do atendimento, as pessoas são super educadas. Poder realizar no mesmo dia a consulta, os exames e o retorno, é uma forma de ganhar tempo e saber o nosso diagnóstico o mais rápido possível para adotar o tratamento mais adequado. Cheguei aqui às 10h, e às 13h já estava indo para casa com meus exames e remédios em mãos”, conta.

Assim como ele, a doméstica Silvana Alves também saiu satisfeita. “O atendimento do ambulatório realmente é excelente, fiz todos os meus exames e até saí me sentindo melhor só de saber que fui tão bem cuidada”, destaca.

Além de Santa Inês, as cidades de São Luís, Imperatriz e Chapadinha também já contam com ambulatórios específicos para tratamento de casos leves do novo coronavírus.



Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar