Maranhão tem menor índice de lixo coletado, diz pesquisa do IBGE

O estado também apresenta o maior percentual de resíduos queimados ou enterrados.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A coleta de lixo e o tratamento devido para cada tipo de material tem grande importância sobretudo para a preservação do meio ambiente. Enquanto os elementos biodegradáveis levam até seis meses para se decomporem, matérias como as garrafas pet podem levar mais de 600 anos para isso. A ação é importante, no entanto, no Brasil são poucos os municípios que fazem isso.

Segundo a pesquisa de orçamentos Familiares 2008-2009 ? Perfil das Despesas do Brasil divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão é o estado que tem o menor índice de lixo coletado (51,1%). Em Timon, os lixões irregulares chegam a mais de 15 e todo o lixo segue para o aterro sanitário sem a devida separação.

Como o da Rua São Marcos, próximo à Avenida Presidente Médici, no bairro Mateusinho. Nesse local, o problema é constante, segundo os moradores porque a coleta é feita uma vez por semana.

Emílio Porto é funcionário da Associação dos Deficientes Visuais de Timon que fica em frente ao terreno e afirma que além de dejetos e animais mortos, até mesmo lixo doméstico é depositado no local.

?A coleta passa uma vez por semana e como os vizinhos não querem acumular lixo na porta de suas casas preferem jogar aqui?, denuncia.

Além disso, a pesquisa do IBGE apresenta outro problema no Maranhão. O estado também apresenta o maior percentual de resíduos queimados ou enterrados. E é isso que ocorre normalmente quando tem um acúmulo excessivo de lixo nos terrenos baldios em Timon.

*Matéria completa no Jornal Meio Norte de hoje (15 de setembro de 2012)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES